Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Até quando, Senhor?

"Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração a cada dia?" (Sl. 13).

Davi recorre a Deus em um momento de profunda angústia. Quando nossa alma está abatida, a sensação é que os dias e as noites se tornaram muito longos. Os dias são tristes e à noite não há paz. Profunda tristeza, inquietação e dor intensa de alma provocam um desespero tamanho que parece não ter fim. São dias em que o brilho do sol e o silêncio da noite incomodam profundamente. Então, como o salmista, nossa dor grita: "Até quando, Senhor?".

Vários são os motivos que levam alguém a ter uma alma abatida. Quero me deter a um motivo que é o responsável pelas maiores angústias de um cristão. Aquele motivo que a gente esconde a sete chaves, que às vezes escondemos até da nossa própria sombra, mas que lá dentro, lá bem no íntimo, temos a certeza que tem mais um alguém ciente da razão de tamanha tristeza.

Quando o pecado não apenas entra, mas se instala em nossas vidas como uma praga que danifica aos poucos toda a plantação, um sentimento angustiante toma conta de nosso interior. Às vezes chegamos a ser tão dissimulados que nossa face consegue esconder essa dor e sorrir brilhantemente para todos, principalmente para aqueles do nosso convívio cristão.

Essa dor que muitas vezes tentamos disfarçar e driblar de nós mesmos corrói a nossa vida social, emocional e, até mesmo, nossa vida espiritual. São esses pecados que começam aparentemente pequenos, irresistíveis, que vão minando nossa intimidade com Deus, nossos momentos de oração e de leitura bíblica. São esses “pecadinhos” aparentemente inofensivos que nos levam um dia, sem que ninguém entenda, a desistir, de maneira abrupta, de tudo o que foi construído, quer seja família, convívio com a igreja e com os amigos.

Mas quero falar dessa tristeza que nos desestabiliza, mas que ainda está naquele nível de conseguirmos dissimular para os outros. É nesse aspecto que muitos passam dias, semanas, meses, anos se lamentando: “Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração?”. Às vezes o pecado é tão sutil que apesar de termos sido avisados pelo Espírito Santo que era algo cruel, como parecia ser ínfimo, continuamos nele ao ponto de não mais sabermos o motivo que nos leva a tanto lamento.

São nessas horas que precisamos reavaliar seriamente a nossa vida e procurar buscar lá no íntimo o que está nos levando a uma tragédia emocional gradativa. E sempre, exatamente sempre, quando se é cristão, percebemos que há algo errado em nossas vidas e um “algo” que nos faz até ficar tímidos diante de Deus. É quando nos deparamos com um conflito profundo: continuar desejando aquilo ou cortar laços com esse sentimento pecaminoso? Continuar fazendo aquilo ou abandonar de vez aqueles atos que ferem a santidade de Deus? Continuar permitindo que o pecado faça cócegas ou parar de sorrir com coisas que são deliberadamente reprovadas por Deus?

Não. Não é uma escolha fácil. É decidir romper de vez com aquela angústia. É decidir romper de vez com todo o embaraço que te leva a uma eterna tristeza. É decidir romper com o que você ama, mas que ao mesmo tempo, Deus abomina. É decidir obedecer, e obediência nem sempre é algo fácil. A obediência só se torna mais fácil quando amamos mais àquele a quem devemos obedecer, do que a nós mesmos. É isso! Peça a Deus que te conceda mais amor por Ele, que você verá o quanto será mais fácil livrar-se desse laço e, consequentemente, dessa profunda angústia.

Olhe para o Senhor, pois Ele te dará forças para suportar a ruptura e te fazer uma pessoa feliz. Olhe para o Senhor, pois é dEle que vem a salvação. Olhe para o Senhor e diga como o salmista: “Mas eu confio na tua benignidade: na tua salvação meu coração se alegrará” (Sl.13:5). Olhe para o seu Pai, pois Ele te ajudará. “Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede. Olha para mim e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados” (Sl. 25:15-18).

Creia e não desista de ver um ponto final para essa angústia. Deus está perto de ti. Ele não te desamparará. Que o Senhor te guarde e te abençoe.
- AC
Textos publicados: 13 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.