Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Infância do Mestre

Quando Jesus Cristo nasceu, na pequena cidade de Belém1, próxima a Jerusalém, os romanos dominavam a Palestina. Os judeus viviam sob a administração de governadores romanos e, por isso, ansiosos pela chegada do Messias2, apontado na Torá como o enviado que os libertaria da dominação3

Os evangelhos de Mateus e Lucas registram o acontecimento do nascimento de Jesus, principalmente nos primeiros capítulos. Para Rodrigues (2006) Jesus nasceu no ano 3728 desde a criação.
Depois do nascimento de Jesus, o anjo do Senhor orientou José fugir para o Egito, e que ficasse lá até a morte da quele o procurava matá-lo. “Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino” (Mateus, 2: 20).
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galileia E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno. (Mateus, 2: 22-23).


Jesus já com doze anos foi a Jerusalém pela segunda vez com seus pais, na festa da páscoa. Logo procurou aproximar-se dos doutores da época que ensinavam no templo, e Jesus ouvia-os e interrogava-os. “E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas”. ( Lucas 2: 46-47).
Segundo a Bíblia Jesus viveu anônimo até os trinta anos, nada se sabe o que aconteceu com ele nesse período, segundo alguns eruditos, Jesus teve que assumir o lugar do pai José na carpintaria que teria morrido, segundo a tradição judaica quando o pai morre o filho mais velho tem o dever de assumir à casa. Mas Jesus continuou morando em Nazaré, era submisso “ e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.” Lucas,2:51. Jesus era conhecido pelos seus contemporâneos como nazareno” E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno”.(Mateus,2: 23). Jesus era conhecido na sua pátria, ensinava na sinagoga de sorte que se maravilhavam, e diziam: de onde veio esta sabedoria e estas maravilhas4


ADOLESCÊNCIA DE JESUS

Segundo Soares (2008) por falta de informações detalhadas sobre a adolescência de Jesus, se levantaram alguns grupos religiosos afirmando que a ausência desses dados nos evangelhos teria ocorrido porque Jesus tinha viajado para outro países.
Porque ele foi para Índia, quando criança, para aprender dos gurus do hinduísmo. Dessa maneira, reduzem Jesus à categoria de mero avatar, negando a sua deidade absoluta . Além disso, Jesus é tido por eles como apenas um grande iniciador e colocando lada a lado com Buda, Confúcio, Maomé etc. Há ainda, os que defendem a teoria de um Jesus essênio. Os essênio tornaram-se conhecidos em todo o mundo,em nossos dias, por causa das grandes descobertas dos manuscritos do mar morte ( Soares, 2008 p. 82).
Para Nicodemos (2014) os cristãos do século II ficaram muito incomodados por ninguém saber nada a respeito da adolescência de Jesus então começaram a escrever obras e histórias a respeito dessa fase de sua vida. Nicodemos afirma também que existem hoje mais de cento e quarenta livros Apócrifos5.
Nicodemos6 (2014) ainda afirma que desses cento e quarenta livros escritos da infância de Jesus, existem oito evangelhos, os quatro mais conhecidos são “ o evangelho de Tiago, o evangelho do Pseudo Mateus, a história de José, o carpinteiro, e o evangelho Árabe da infância de Jesus”.
Conforme Soares (2008) Lucas apresenta o Senhor Jesus como uma pessoa natural da sua época, e não como um estrangeiro, a maneira que Jesus vivia, se comportava, e como ensinava reflete uma cultura do povo judeus, afirma ainda:
“Que os moradores de Nazaré, admirados com o que viam, perguntaram logo:Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizaram-se nele” (Marcos 6:3). Ora, tal atitude do povo não se justifica se Jesus fosse um recém-chegado da Índia. Os três países, fora de Israel, que o Senhor Jesus visitou foram Egito (Mateus 2.14-15), Líbano, as antigas cidades de Tiro e Sidom, na Fenícia (Mateus, 15:21) e Jordânia.(Soares, 2008, p. 84).

Conforme White (2008) Jesus mesmo sabendo que era filho de Deus retornou para Nazaré na companhia dos seus pais, e ficou lá até os trinta anos, era um filho submisso. Jesus viveu toda sua infância em um lar operário, com muita alegria e fidelidade cumpriu o dever que tinha com sua família em ajudar no sustento da casa. Segundo White,
Quando obteve idade suficiente, aprendeu o ofício e passou a trabalhar na carpintaria com José. Vestido com a roupa rústica dos operários, passava pelas ruas do vilarejo, indo e vindo do trabalho. Jamais usou Seu poder divino para tornar a vida mais fácil para Si. AUTOR ADICLECIO DIAS.
Serra - ES
Textos publicados: 9 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.