Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Encarnação e Seus Motivos.

Enquanto leio o Evangelho escrito por João Marcos, ali no começo quando o assunto é a cura da sogra de Pedro, percebo oportunidades de aprender ao desviar o olhar do interior para fora da casa do pescador; Jesus vinha da sinagoga à espera de um período de descanso e privacidade e como quase sempre, não encontrando.

O texto afirma que trouxeram todos os doentes com todo tipo de enfermidade; e toda a cidade estava reunida à porta da casa. Jesus gastava e gasta tempo com gente oprimida e carente, e de gente oprimida e carente se compõe o mundo pelo qual Ele se entregou. Quanta necessidade de cura, libertação e refrigério naqueles dias e nesses! Pessoas criadas à semelhança e imagem divinas agora enfermas e pior, sob o controle do diabo.

“A cidade inteira” -ainda que entendamos a linguagem hiperbólica comum aos escritores bíblicos - é o jeito de Marcos nos informar da multidão formada em frente a casa; após ouvir Jesus na sinagoga ou sobre Jesus nas ruas essas pessoas se acotovelam esperando por mais ensino com autoridade, cansadas das falas sem sal nem gosto dos escribas, ansiosos pela cura dos seus males e libertação para as suas vidas esmagadas pelo jugo de demônios, inimigos de Jesus e, por conseguinte, inimigos nossos.

Desconte uma parcela de curiosos e ainda restará uma multidão, gente que não precisaria tocar as abas das roupas do Senhor; ouvi-Lo e vê-Lo bastar-lhes-ia, a vida nova que nasce dos lábios de Jesus. Disso eu posso falar, eu entendo desse trem, pois só disso precisei, há duas décadas e meia.

A sequência do texto registra o intenso trabalho naquele fim de tarde, e ele curou muitos doentes acometidos de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios. A Encarnação tem propósito específico que levará o Senhor ao Calvário, ao Inferno para logo em seguida leva-Lo à Ressurreição e Ascenção, entretanto, desde o batismo pelas mãos do seu primo até a cruz Ele cumprirá uma maravilhosa agenda, anunciando as Boas Novas, oferecendo cura aos enfermos e liberdade às pessoas escravas do diabo, do sistema religioso e de si mesmas; gente perdida na vaidade e orgulho comuns à nossa natureza não redimida.

Cuidar dos sem cuidados, confortar os sozinhas e as sozinhas deste mundo, fazer-se amigo de gente com as quais ninguém mais se importa e por fim levar toda essa gente pra bem perto do Pai, lugar de todo aquele que crê e livremente O recebe; pessoas salvas pela graça, por Jesus e para Jesus, caminhando em perseverança com Deus até aquele Dia.

Em qualquer lugar ou situação o Senhor sempre tem prazer em ouvir, atender, ensinar e confortar. Levar sobre Si as nossas dores e as nossas enfermidades, livrar-nos das nossas prisões, de toda espécie de prisão. Para isso Ele veio.

E Jesus, conta-nos Marcos, levanta-se de madrugada e protegido pela escuridão retira-se para um lugar deserto; Deus encarnado precisa orar. A curiosidade acerca das particulares orações do Senhor Jesus é imensa, penso que a maioria dos crentes que leem a Bíblia com certa regularidade fazem isso, imaginar as orações do Mestre.

O dia amanhece e O encontramos gastando seu precioso tempo em oração; na casa as pessoas acordam e encontram a cama vazia; saem a procurar, afinal outra multidão já está a postos, a mesma gente sem esperança nem rumo. Pedro "ralha" com o Senhor: “Toda a cidade querendo te ver, e o Senhor aqui neste lugar deserto?”. Ali naquele lugar deserto era lugar e tempo para o Redentor receber do Espírito Santo a clareza e poder necessários para prosseguir até a cruz; o Deus encarnado depende do poder do qual se esvaziou ao se tornar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus responde mansa e firmemente, e me deixou intrigado por muito tempo: porque não voltou pra encerrar o culto de libertação? Mas isso já me respondido no livro “Livres da Tirania da Urgência”; resposta maravilhosa por revelar Jesus a cada pessoa, vindo para todos, indiscriminadamente para todos os sedentos, famintos, perdidos, caídos, tristes, solitários, doentes e confusos.

Não precisamos aqui da exegese para entender isso, não se aplica. A compreensão do propósito final da Encarnação é a vida abundante aqui e a vida eterna com Jesus; tratados acadêmicos são úteis ao aprofundamento do conhecimento das questões teológicas, porém ineficazes na comunicação da graça salvadora aos simples. Preciso da terceira pessoa da Trindade para ouvir, entender e crer no sacrifício que o Cristo de Deus fez por mim, e ser salvo e permanecer salvo.

Ele veio interferir no curso da vida de todo aquele que crê e alterar a História de todo que ao recebê-Lo por vontade livre torna-se filho de Deus sendo conduzido na certeza da salvação, até que Ele venha nos buscar.

Ir a todos os lugares e a todas as pessoas anunciando o tempo da salvação, fazendo discípulos e discípulas. Tomar sobre Si cada ferida e tristeza e tornar o nosso pranto em riso e a nossa desilusão em esperança viva.
Pois “foi para isso que vim.". Marcos 1:38


Missão Vida. Porque eu amo gente.
Londrina - PR
Textos publicados: 84 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.