Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A doutrina da origem do pecado

Será que é correto afirmar que o fracasso de um só homem arruinou toda a humanidade, e, que o sucesso de um só homem trouxe benção a muitos?

Sim! Isto é verdadeiro. Adão foi um tipo de Cristo (Rm 5.14). Ambos foram representantes da humanidade diante de um teste. A Bíblia várias vezes faz usos de tipologias para ilustrar essa verdade, no que se refere a um representante, que trouxeram benção ou maldição sobre todo o povo.

No livro de Josué cap. 7 temos a história de Acã, Josué havia dado ordem "ninguém deve pegar nada proveniente de Jericó", mas Acã, apenas Acã, desobedeceu a esta ordem, logo em seguida todo o povo perdeu a guerra contra a cidade de Ai, por causa do pecado de Acã. Todo o povo chorou esta derrota. Acã é um tipo de representante semelhante a Adão.

Temos outro exemplo: houve uma guerra do povo de Deus contra os filisteus. Um guerreiro muito forte, chamado Golias, desafiou o povo de Deus. Um único guerreiro de cada povo vai se enfrentar para dar vitória ao se lado. É Davi, fisicamente mais fraco que Golias, contudo, foi o representante do povo de Deus. Neste desafio, aquele que fosse bem-sucedido daria a vitória ao seu respectivo povo. Neste relato apenas Davi lutou e venceu, e deu a vitória ao povo de Deus. Davi é um tipo de representante semelhante a Cristo.

Semelhantemente a Acã e a Davi, Adão e Jesus, porem numa escala muito maior, cada um causou um grande impacto a humanidade. Adão colocando todos debaixo da maldição do pecado, e, Jesus Cristo trazendo a dádiva da justificação por meio da fé.

Adão, o primeiro homem, foi criado a imagem e semelhança de Deus, foi o homem mais sábio, Deus o ensinou, foi o homem mais poderoso, porque o fez co-regente, ou seja, ele seria rei sobre toda a terra, apenas o Senhor estaria acima dele. O Senhor falou para Adão "não coma desse fruto", era só isso! Mas ele desobedeceu, por isso, todos pecaram. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores. (Rm 5.19)

Portanto, é esta a causa primeira ou a origem do pecado. Por causa dele, Adão, o pecado entrou no mundo, ele foi nosso representante no Éden, foi nosso representante na provação, e foi reprovado. Mas, de modo semelhante, Cristo também foi nosso representante, não no Éden, mas na cruz, e nas tentações, contudo, diferentemente de Adão, foi aprovado e por causa Dele temos a graça. Jesus morreu numa cruz, derramou seu sangue sobre o madeiro. E o seu sacrifício foi o pagamento pelos nossos pecados e pela fé Nele todos os nossos pecados são justificados, só por causa Dele.
Parnamirim - RN
Textos publicados: 10 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.