Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Vamos conversar sobre a fé cristã? Como começar?

Por Éber Lenz César

Conversando Sobre a Fé Cristã é o nome da série de 9 estudos bíblicos, originalmente publicados no guia de estudos "Bem-Vindo à Fé", que apresenta e explica os primeiros passos da caminhada cristã.

A
Série coloca à disposição do leitor, estudos sobre a Bíblia, Jesus Cristo, salvação, Espírito Santo e responde perguntas como por que ir à igreja, como orar, entre outras questões que nos ajudam a entender melhor a fé cristã e experimentar a comunhão com Deus.

A seguir, confira a apresentação e introdução à série e
conheça também os estudos bíblicos, preparados e adequados tanto para uso individual como para estudo em grupo.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A Bíblia é o livro mais traduzido e mais divulgado em todo o mundo. Levou cerca de 1.600 anos para ser escrita. Mais de quarenta homens a escreveram. Eles não foram propriamente os autores, mas, sim, os instrumentos que Deus inspirou e usou para transmitir sua Palavra à humanidade.

O apóstolo Paulo escreveu:

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar...” (2 Tm 3.16-17).

E o apóstolo Pedro explicou o que é essa inspiração:

“... nenhuma profecia da Escritura surgiu do entendimento do próprio profeta, nem de iniciativa humana. Esses homens foram impulsionados pelo Espírito Santo e falaram da parte de Deus” (2 Pe 1.20-21).

Isso é muitíssimo importante. Significa que a Bíblia não é uma invenção humana, mas é a Palavra de Deus, e, portanto, a verdade. Jesus uma vez orou por seus discípulos, dizendo:

“Pai... eu lhes transmiti a mensagem que me deste. Eles a aceitaram e sabem que eu vim de ti... Eu lhes dei tua Palavra... Consagra-os na verdade, que é a tua Palavra” (João 17.8,14,17).

O que vamos estudar, portanto, é a Palavra de Deus. As lições contém exposição e perguntas, com indicação dos textos onde as respostas podem ser encontradas. Leia-os com atenção, ore pedindo a Deus a iluminação do seu Espírito e responda as perguntas o mais exatamente que puder. Jesus prometeu que o Espírito Santo nos conduziria à verdade (João 14.25-26 e 16.13).

Em nossos encontros, faremos os comentários das lições e as correções necessárias, esclarecendo as dúvidas e explicando o que for necessário. Deus o(a) abençoe.

Divisões da Bíblia

Será muito bom se você puder decorar as divisões da Bíblia e os nomes de cada livro, na ordem em que aparecem no índice. Familiarize-se também com suas abreviações (Mateus = Mt, por exemplo). Nas versões mais modernas da Bíblia, o nome dos livros e os números dos capítulos aparecem no alto de suas respectivas páginas, nas bordas externas. Isto facilita muito a procura dos textos.



>> Conheça a série de estudos bíblicos Conversando Sobre a Fé Cristã

• Eber Lenz César é casado com Márcia Sathler César, tem três filhos e cinco netos. É pastor há 54 anos, pastoreando igrejas presbiterianas em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. A convite da Igreja Reformada Portuguesa, na África do Sul, realizou trabalho missionário entre os imigrantes portugueses e refugiados das Guerras de Moçambique e Angola, na África do Sul, plantando e pastoreando a Igreja Reformada Portuguesa em Nelspruit. Foi professor do Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife, PE, e atualmente está pastoreando a Igreja Sal da Terra Brasília.

Leia mais

» Como ler a Bíblia com proveito
» Para Entender a Bíblia

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.