Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Três anos sem John Stott

No próximo domingo, dia 27, se completarão três anos da morte do teólogo anglicano, pastor e escritor, o britânico John Robert Walmsley Stott, carinhosamente chamado de “tio”. Ele faleceu na casa de repouso no St. Barnabas College, em Londres, às 3h15 da manhã de 27 de julho de 2011, três meses após completar 90 anos de idade.

Stott era visto como um grande líder no esforço pela unidade da Igreja evangélica no mundo e recebeu, na época, homenagens das tradições teológicas mais diversas da igreja cristã. O evangelista Billy Graham declarou: “O mundo evangélico perdeu um de seus maiores porta-vozes. Eu perdi um amigo. Estou ansioso para vê-lo novamente quando eu for para o céu”. O Rev. Canon Benjamin Twinamaani, de Uganda, África Oriental, disse: “Estou certo de que contarei à próxima geração... que um gigante andou na Terra em nossa época, e seu nome é John Robert Walmsley Stott”.

O nome de Stott é lembrado, entre outras coisas, por ele ter sido um dos responsáveis pelo sucesso do 1º Congresso de Evangelização Mundial, em Lausanne, Suíça, em 1974. Lá, nasceu o Movimento Lausanne e lá foi concluída a redação do famoso Pacto de Lausanne (do qual Stott foi o redator principal). Na época, a revista “Time” descreveu o evento como “um fórum formidável, possivelmente a reunião mais global jamais realizada pelos cristãos”. A mesma revista indicou Stott como uma das “cem personalidades mais influentes do mundo”.

Um dos seus livros mais conhecidos é Cristianismo Básico, traduzido para mais de 60 línguas. Ao todo, ele escreveu 53 livros.

Particularmente no Brasil, o teólogo britânico é lembrado como um apoiador dos movimentos evangélicos universitários. A ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil) via Stott como um dos seus principais mentores teológicos. No catálogo da editora da ABUB ainda é possível ver 13 livros do escritor (onze disponíveis para venda). Ele veio ao Brasil duas vezes: em 1980, para o Congresso Nacional da Aliança Bíblica Universitária, no Recife, e em 1989, para o Congresso Vinde para Pastores e Líderes.

O bispo - também anglicano e já falecido -, Robinson Cavalcanti, em artigo na revista Ultimato nº 270 em 2001, por ocasião do aniversário de 80 anos de Stott, descreveu um pouco da personalidade do escritor:

“Um cavalheiro de educação refinada, tímido, mente brilhante, celibatário, tendo como hobby a contemplação de pássaros. Sabe prender a atenção do seu auditório e sabe fazer e manter amizades. Ninguém, no século 20, fez mais para dar articulação, visibilidade, relevância e unidade ao evangelicalismo, tanto no conjunto do cristianismo, quanto no interior da Comunhão Anglicana. Um verdadeiro estadista do reino de Deus, cujas propostas de missão integral, evangelicalismo lúcido e anglicanismo com ênfase reformada constituem-se em alternativas das mais válidas diante do confuso e imaturo quadro religioso do nosso país”.

Robinson também lembrou o embate que Stott teve com outro líder inglês, Martim Lloyd-Jones:

“Na década de 70, travou uma polêmica com o líder congregacional Martim Lloyd-Jones, defendendo a permanência dos evangelicais nas igrejas históricas, em vez de deixá-las, optando por igrejas livres. Participou ativamente do Conselho Evangélico Inglês (interdenominacional) e da Associação dos Evangélicos na Igreja da Inglaterra. Fundou e dirigiu, por muitos anos, a Fraternidade dos Evangélicos na Comunhão Anglicana (EFAC)”.

Legado
Em 1969, Stott fundou a Langham Trust (hoje Langham Partnership), para apoiar a formação de lideranças em igrejas do até então chamado “Terceiro Mundo”. Bolsas de estudos, seminários sobre homilética e distribuição de literatura para pastores são as principais ações do instituto. Atualmente, setenta países são beneficiados; 20 na África, 10 na Ásia, 7 na América Latina, 10 na América Central, 12 na Europa, 3 na Euroásia, 4 no Pacífico e 5 no Caribe.

O Portal Ultimato mantém um blog com o objetivo de preservar o legado de John Stott em português. Lá você pode encontrar trechos de livros, informações sobre a vida do autor e depoimentos.

Para conhecer o catálogos dos livros de John Stott da ABU Editora e da Ultimato, clique aqui.

Leia também
Vida e obra de John Stott 
O Discípulo Radical  
Por que sou cristão  
Biografia completa de John Stott (em inglês)  
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1133 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.