Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Todo dia é Dia do Pastor

Dia do Pastor | 9 de junho

Ultimato quer celebrar o ministério pastoral. Que este dia seja de muita alegria e gratidão a Deus. Dia de contar as bênçãos e de reconhecer que até aqui o Senhor tem cuidado de nós e do nosso ministério. Em especial, a nossa gratidão pela sua companhia e apoio ao longo dos anos. Hoje é o dia do pastor.  

***

Animação recíproca

Por Elben César
 
Quando Apolo resolveu ir para a província da Acaia, os cristãos de Éfeso o animaram. (18.27)
 
Coisa maravilhosa é quando um pastor de almas anima a congregação e a congregação anima o pastor. É isso que se chama de animação recíproca. Esse comportamento impede que a corda se rompa de um lado e de outro.
 
É isso que Paulo fez no início da terceira viagem: ele “atravessou a província da Galácia e o distrito da Frígia, indo de um lugar para o outro e animando todos os cristãos” (18.23). É isso que os cristãos de Éfeso fizeram com Apolo: “Eles o animaram e escreveram cartas para os irmãos de lá, pedindo que eles o recebessem bem” (18.27).
 
Todos precisam de ânimo: o pastor e as ovelhas, as ovelhas e o pastor. Ninguém é de ferro. Paulo não se acanha de dizer que Onesíforo, um cristão de Éfeso, o animou muitas vezes quando ele estava preso (2Tm 1.16).
 
Duas vezes Deus ordenou a Moisés: “Dê conselhos a Josué; anime-o e encoraje-o, pois ele vai comandar o povo de Israel na conquista desta terra que você está vendo” (Dt 1.38; 3.28).
 
Todavia, o animador-mor é o próprio Deus, como se pode ver neste testemunho de Esdras: “Assim o Senhor, meu Deus, me animou” (Ed 7.28). Inúmeras vezes Jesus aconselhou às pessoas sofridas a terem “bom ânimo”. Assim ele fez com o paralítico (Mt 9.2), a mulher hemorrágica (Mt 9), o cego Bartimeu (Mc 10.49) e outros.
 
O ânimo não pode cair. Quando ele cai, quando ele desce, quando ele some — a mente fica confusa e deprimida, os gigantes de Canaã aumentam de tamanho e de número, as ondas ficam mais altas e mais bravias, a esperança fica mais distante e menor. Daí a necessidade da animação recíproca, de cima para baixo e de baixo para cima.
 
Nota: Texto originalmente publicado no livro Refeições Diárias - No Partir do Pão e na Oração.


Mais sobre ministério pastoral:
» John Stott: de pastor para pastor
 
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1130 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.