Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Rádio Trans Mundial celebra 50 anos de atividade no Brasil

Por Phelipe Reis

Em 2020, a Rádio Trans Mundial (RTM) completa 50 anos de atuação no Brasil. Fundada em 5 de fevereiro de 1970, a RTM é uma missão cristã que transmite o evangelho pelos meios de comunicação. Atualmente, sua programação radiofônica alcança 85% do território brasileiro e chega a dezessete estados através de retransmissoras em AM e FM. Além de poder ser ouvida on-line pelo site, também dispõe de aplicativos e de diferentes programas nas principais plataformas digitais.

Diversas atividades comemorativas estão programadas para acontecer no decorrer do ano. O ponta pé inicial aconteceu em janeiro com o lançamento do logo de 50 anos, formado por 25 elementos que simbolizam atividades e ferramentas da vida cristã. Também aconteceu o lançamento da edição número 6 da Revista Trans Mundial, com conteúdo dedicado ao aniversário da rádio.

Na última terça-feira, 3/02, foi realizada uma visita à Ação Social de Fé Batista Recanto dos Avós, em Guarulhos, São Paulo. Como parte das atividades comemorativas, o encontro proporcionou momentos de interação, louvor e reflexão bíblica aos 22 idosos atendidos pela instituição – eles também receberam um exemplar de Presente Diário.

Para o dia 3 de abril, está marcada uma grande celebração no auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, SP. Música, teatro e outras apresentações estão sendo preparadas para homenagear as cinco décadas da missão. O evento é gratuito e os interessados devem confirmar presença pelo e-mail eventos@transmundial.com.br.

Sintonizando o Brasil com a esperança
Ricardo Kroskinsque, diretor de Relações Públicas e Comunicação da RTM, explica que a programação de aniversário tem como objetivo celebrar cada campo de atuação da missão. “Com a graça de Deus, durante este tempo no Brasil, a Trans Mundial desenvolveu uma série de trabalhos com bons frutos. Mulheres, homens, presidiários e indígenas são alguns dos públicos com ministérios específicos. Todos os anos nós recebemos relatos emocionantes de pessoas que tiveram as vidas impactadas graças a uma mensagem que leram, a um curso de fizeram ou a um programa nosso que ouviram.”, comentou Kroskinsque.

São diversos os projetos e iniciativas da Trans Mundial para conectar as pessoas com o evangelho. Há o Projeto Línguas Indígenas, iniciado na década de 1980, e que possui programas em quatro línguas indígenas: Ticuna, Macuxi, Baníua e Waiãpi. Há também um grande esforço para levar estudos bíblicos. Cerca de 340 presidiários recebem cursos bíblicos todos os meses. De acordo com Solange Mendes, responsável pelos Cursos Bíblicos para Presidiários, o trabalho com este público é muito importante. “O que os presos dizem nas cartas é que realmente a vida deles tem sido transformada. Isso nos anima muito porque temos visto que o trabalho não é em vão e tem impactado também as famílias dos detentos”, conta a coordenadora.

Para falar um pouco mais sobre a celebração dos 50 anos da Rádio Trans Mundial, conversamos com Ricardo Kroskinsque, diretor de Relações Públicas e Comunicação da RTM. Confira abaixo o bate-papo:

A RTM tem um trabalho forte na área de estudos bíblicos. Como e por que a missão foi ganhando este enfoque ministerial ao longo dos anos?
Ricardo – Os estudos bíblicos sempre foram uma das marcas da RTM e isso resultou em diversos programas históricos nestas áreas como, por exemplo, o “Através da Bíblia”, programa há mais tempo em veiculação na rádio. Desde os primeiros anos, com o pastor Davi Nunes, até a atualidade, com atualizações do pastor Itamir Neves, a atração é uma das referências da programação. Muitos destes programas serviram – e continuam a servir – como base de ensino a líderes de grupos de estudos e pastores que aplicam parte deste conhecimento em igrejas locais. É um conteúdo muito buscado pelo público. Outro destaque do trabalho da missão são os cursos bíblicos. Desde a década de 1990, a RTM trabalha com este tipo de material. Com o passar dos anos, o Ministério de Cursos Bíblicos desenvolveu um forte projeto de atendimento a presidiários. Hoje, em média, 1,8 mil detentos, de diferentes presídios do país, são atendidos e têm acesso a lições de introdução e fortalecimento da fé cristã. Isso representa um grande impacto na vida deles, já que muitos podem conhecer a Jesus e a mensagem central do evangelho, e na de seus familiares, já que alguns passam a saber da Palavra a partir dos testemunhos de quem foi alcançado na detenção.

Qual o maior desafio para manter uma rádio e meio a tantas e rápidas mudanças tecnológicas?
Ricardo – O maior desafio, sem dúvida, é manter a relevância e trabalhamos para que o ministério continue a ser usado por Deus em seus objetivos. Temos muitos testemunhos de pessoas que, ao longo da história, conheceram a RTM graças aos pais, amigos ou de missionários. A RTM avançou muito enquanto as ondas curtas eram a principal ferramenta de transmissão do sinal da rádio. Elas foram fundamentais para a história da RTM, mas novas tecnologias são sempre bem-vindas para ajudar a missão. A internet é nossa grande aliada nestes novos tempos. Por meio de nosso aplicativo, a pessoa pode nos ouvir do seu próprio celular em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Se antes havia alguma limitação de sinal, isso deixou de existir. Seja pelo app ou pelo site, ouvir a rádio, com som de qualidade, ficou muito mais fácil. Além disso, chegamos às plataformas digitais em formato podcast. São títulos diversificados e que podem ser conferidos offline (sem gasto dos dados de internet).

O que significa celebrar meio século de atividades da RTM?
Ricardo – É muito gratificante por vários motivos, mas gostaria de destacar dois. O primeiro é que sabemos que a RTM é um projeto de Deus e tem cumprido o seu propósito de diferentes formas possíveis (rádio, editora, ministérios e produção de conteúdo). O segundo ponto é que muitas pessoas, ao longo destas cinco décadas, dedicaram seu trabalho e tempo à obra da missão Trans Mundial. Tanto esforço nos permitiu chegar às casas das famílias (seja em aparelhos antigos de rádio ou em celulares), aos presídios, às comunidades indígenas e às pessoas que, pelas páginas do Presente Diário, encontram devocionais que edificam vidas e ensinam.

Assista ao clipe da música “Pra todo mundo ouvir - 50 anos de Trans Mundial”



Serviço
O que: Evento em comemoração aos 50 anos da Rádio Trans Mundial.
Onde: Auditório Ruy Barbosa, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP.
Quando: 3 de abril de 2020.
Clique aqui para mais informações
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 76 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.