Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Quando unidade é mais do que discurso

Detalhe de quadro de Alvaro MilanezComeça na quinta-feira, dia 12, e vai até sábado, dia 14, em Fortaleza (CE), o 8º Encontro Nacional da RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social). Além de trazer um tema muito importante para a sociedade brasileira (“Criança, Sociedade e Igreja”), este evento é uma amostra – bem consistente, diga-se de passagem – de que é possível promover um caminho de unidade que vai além dos meros discursos teológicos ou religiosos. Isso porque o evento também irá comemorar 10 anos de existência da RENAS, uma rede de organizações sociais cristãs que trabalham pela justiça, com atos de misericórdia e compaixão. O testemunho da RENAS encoraja também igrejas, alianças e pessoas a acreditarem no caminho da unidade cristã, que brota no coração de Deus e transforma nossas lógicas egoístas.

Ultimato é uma das fundadoras da RENAS e se empolga com a constação de que esta história é uma prova de que é possível dar um testemunho fiel ao Senhor, trabalhando em unidade e em favor dos mais necessitados.

O que faz a RENAS? Ela não executa, mas potencializa o que seus parceiros fazem e propõe oportunidades de novas ações em conjunto, como é o caso da campanha contra a exploração sexual de crianças Bola na Rede. A RENAS também gera canais de comunicação que aproximam boas ideias de ações cristãs concretas no contexto brasileiro, como é o caso do site, das redes sociais (Facebook e Twitter) e do livro publicado em parceria com a Ultimato Jardim da Cooperação (já esgotado).

Atualmente, a RENAS conta com 33 organizações cristãs, 08 redes temáticas e 16 redes locais, com uma abrangência nacional respeitada. Há redes locais em metade dos estados brasileiros. Mais de 3 milhões de pessoas são atendidas pelos parceiros da RENAS, segundo levantamento feito com 21 organizações.

Ao longo dos anos, a RENAS vem abrindo fendas para que o Evangelho Integral seja reconhecido e respeitado. Teoria e prática, graça dada e graça recebida, misericórdia e justiça, diversidade e comunhão, transformações individuais e também estruturais. Tudo isso é ingrediente para sustentar as ações e planejamentos da rede. Obviamente, muita coisa ainda é incompleta e são sonhos, mas a trilha deixada nesta década dá convicção de que é possível construir algo melhor, para a glória de Deus.

Leia mais
Ação social cristã – uma humildade amorosa (Paul Freston)
Por uma teologia da unidade do corpo (Bráulia Ribeiro)
Uma criança os guiará (livro)





Lissânder Dias é jornalista e colaborador da revista Ultimato. É editor do blog Fatos e Correlatos (fatosecorrelatos.com.br), onde publica poesias e crônicas. Trabalha como assessor editorial da UniCesumar, em Maringá (PR).
  • Textos publicados: 39 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.