Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Projeto oferece recursos para construção de templos no Nordeste

O Projeto Água Viva (PROAV), que atua há 12 anos com ações de missão integral em comunidades carentes do Nordeste, anunciou que tem recursos disponíveis para a construção de trinta pequenos templos no Nordeste. Na entrevista a seguir, Elíbia Tinoco, uma das líderes do PROAV, explica sobre a iniciativa e os objetivos do projeto.

***

Qual o objetivo do PROAV com esta iniciativa de construção de templos no Nordeste?

Em nossas viagens ao sertão nordestino vimos muitos irmãos se reunindo embaixo de árvores, em salões apertados e sem ventilação, e sem a menor condição de terem seu próprio local de adoração. Mas o objetivo do PROAV não é simplesmente proporcionar a essas igrejas um local apropriado de culto. Queremos que essas igrejas sirvam à comunidade local onde estão inseridas, cedendo seus templos para que sejam usados por associações de agricultores, para ministração de cursos, etc. Ou seja, uma igreja que viva o evangelho na prática, que atenda o homem em todas as suas necessidades. Para exemplificar, citaremos o templo que construímos na zona rural de Dom Inocêncio/PI em Lagoa Seca, onde em um raio de 50 km não há sequer uma igreja evangélica. O templo (da Igreja do Nazareno) será cedido para uma Universidade implantar o curso de Pedagogia para formar as professoras da região. Com essa iniciativa, a igreja cresce com a simpatia do povo, conforme vimos na igreja primitiva (At 2.46-47).

Além desta iniciativa recente, o PROAV já levou equipes de voluntários para construção de outros templos na região, certo? Quantos templos você já ajudaram a construir?

Ao todo são dez templos, sendo que cinco já estão terminados e outros cinco estão em fase de construção. Também ajudamos na construção de uma creche e uma escola de música.

O PROAV existe há 12 anos atuando no Nordeste. A região apresenta estatísticas sociais e religiosas desafiadoras. Qual seria o caminho para que o Evangelho não seja apenas propagado, mas realmente penetre e transforme integralmente a vida do nordestino?

Diríamos que não somente o nordestino, mas toda pessoa precisa compreender a pessoa de Cristo, sua obra redentora e a proposta de vida que Ele tem para cada um, a partir de seu contexto social, cultural, familiar e a partir de sua compreensão do mundo espiritual. Seria muito difícil apontar um caminho único, como uma receita infalível a ser seguida, para que o evangelho transformador de Jesus imprima o caráter de Cristo no novo convertido. Nós, do Projeto Água Viva, compreendemos que isso não ocorrerá em uma primeira e talvez única abordagem feita em nossas viagens missionárias que duram de 10 a 15 dias. Por isso, temos a preocupação em formar parcerias com igrejas locais, para que deem suporte aos convertidos rumo à maturidade na fé.

***

Critérios para solicitar recursos para construção de um templo:

1. Ser uma comunidade realmente carente no nordeste do Brasil.
2. Ter um trabalho desenvolvido por uma denominação tradicionalmente conhecida no país.
3. Ter um trabalho já iniciado e que já tenham ocorrido conversões.
4. Que o pastor, missionário ou obreiro local esteja sob a liderança de um pastor superior que possa testificar o referido trabalho.
5. A construção deve obedecer ao projeto arquitetônico fornecido pelo PROAV,
podendo alterar as dimensões, desde que mantenha a fachada original.
6. A igreja local deverá entrar com a mão de obra e o material básico mínimo de construção (areia, pedra, seixo, caibro etc.).
7. Uma vez construído, o templo deverá ser usado também para outras atividades em benefício do desenvolvimento da comunidade, como reuniões de líderes comunitários, agricultores, professores, artesãos etc.
8. O projeto está orçado em R$ 10.000,00 (custo médio) em vários Estados do
Nordeste. Esse valor será depositado após o recebimento da escritura do terreno em nome da igreja tutora, das notas fiscais ou recibos da compra de materiais de construção e dados da conta bancária.

Nota:
O PROAV é uma instituição que há 12 anos atua com projetos de missão integral em comunidades carentes do Nordeste e já alcançou mais de 50 localidades principalmente no Estado do Piauí. A documentação deve ser enviada por e-mail para pastor.tinoco@gmail.com.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1175 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.