Notícias
27 de fevereiro de 2007- Visualizações: 3794
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Perseguição religiosa é cada vez mais intensa na Eritréia
Após alguns dias da prisão de um dos fundadores da Igreja Evangelho Pleno feita pela policia eritréia, dois pastores protestantes e outro líder de igreja que foram presos há meses foram soltos sob fiança sem explicações. O pastor Habtom Tesfamichel foi detido sob custódia no dia 23 de janeiro em Asmara, capital da Eritréia.
Segundo fontes, as autoridades foram à casa do pastor para intimá-lo a comparecer à delegacia para ser interrogado e interromperam um período de luto na casa do pastor Habtom, onde sua família estava de luto devido à morte de um pastor luterano na Suécia.
Habtom, de 57 anos, tem sido o pastor da congregação da Igreja Evangelho Pleno de Asmara desde o dia em que o pastor anterior, Kidane Woldu, foi preso, em março de 2005.
O pastor Habtom está detido na prisão Wongel Mermera, que fica na capital, junto a aproximadamente 24 pastores e sacerdotes que permanecerão presos no centro de investigação.
No final de janeiro, dois líderes da Igreja Kale Hiwot foram libertados após pagarem a fiança. Os dois protestantes que foram soltos, identificados como pastor Simon Tsegay e Gebremichel Yohannes, tinham sido presos em setembro do ano passado, na cidade de Adi-Tezlezan, 32 quilômetros ao norte de Asmara. O pastor e Gebremichel, administrador do escritório central da igreja, foram interrogados e presos por oficiais, devido ao uso do edifício para fins da igreja, que tinha sido proibido há quatro anos por ordem do governo.
Dois caminhões pertencentes à Igreja Kale Hiwot, que foram confiscados por oficiais do Estado quando eles fizeram a prisão dos dois homens, ainda estão em poder do governo.
Logo após a libertação do pastor Simon e de Gebremichel, o pastor Fanuel Mihreteab da Igreja Evangelho Pleno foi solto da cadeia de Sempel em Asmara, dois anos após sua prisão, que foi feita em janeiro de 2005 na cidade de Dekemhare. Assim como o pastor Simon e Gebremichel, Fanuel foi forçado a entregar escrituras de propriedades para garantir a fiança requerida.
Fanuel, que foi preso primeiramente no centro de investigação Wongel Mermera, foi um dos três pastores levados perante comandantes militares em audiências extrajudiciais em setembro de 2005. Casado e com dois filhos, ele foi sentenciado a dois anos de prisão, segundo informações.
O governo da Eritréia não fez nenhuma acusação formal contra os pastores e sacerdotes que ainda estão sendo mantidos em Wongel Mermera, sendo que alguns deles foram presos há quase três anos. A maioria deles é mantida incomunicável, e as autoridades se recusam até a confirmar a localização desses prisioneiros.
Desde maio de 2002, a Eritréia fechou várias igrejas proibindo seus cidadãos de freqüentarem cultos fora das quatro religiões aprovadas pelo governo: a Igreja Ortodoxa da Eritréia (Igreja Ortodoxa Copta), Igreja Católica, a Igreja Evangélica Luterana e o islamismo.
Mais de 2 mil cidadãos eritreus em pelo menos 14 cidades estão presos em delegacias, campos militares e em prisões unicamente por suas crenças religiosas.
Embora a maioria seja cristãos protestantes, cada vez mais membros da Igreja Ortodoxa Copta, Testemunhas de Jeová e membros da comunidade muçulmana também estão sendo presos sem acusações feitas pelo regime autoritário do presidente Isaias Afwerki. Leia mais em Portas Abertas
27 de fevereiro de 2007- Visualizações: 3794
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
SOS Filipinas
Portas Abertas completa 67 anos de atuação
Curso oferece orientação para profissionais que querem se engajar em missões
Mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso a tratamento de esgoto no Brasil





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
