Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

ONU marca conferência sobre crise síria para 22 de janeiro

Agência BrasilA Conferência Genebra 2, que vai tratar da crise na Síria, será no dia 22 de janeiro de 2014. A data foi marcada pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. De acordo com o comunicado divulgado pela organização, o encontro promovido pela ONU, Liga Árabe, pelos Estados Unidos e pela Rússia vai reunir pela primeira vez, desde a intensificação dos conflitos no início de 2011, o governo sírio e a oposição. Ban Ki-moon expressou gratidão aos países envolvidos na promoção da conferência e ao enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi.

"Nós iremos a Genebra em uma missão de paz. A conferência é o veículo para a transição pacífica que cumpre a aspiração legítima do povo sírio por paz e dignidade, que garante segurança e proteção a todas as comunidades da Síria. O objetivo é a total implementação do Comunicado de Genebra, de 30 de junho de 2012, que inclui o estabelecimento, baseado em consentimento mútuo, de um órgão de transição de governo com plenos poderes executivos, inclusive sobre entidades militares e de segurança", informou o comunicado da ONU.

Segundo o documento, o secretário-geral pediu que os representantes sírios – tanto governo quanto oposição – compareçam à conferência com o entendimento de que o objetivo do encontro é viabilizar a transição do poder no país e dar fim ao conflito que já vitimou mais de 100 mil pessoas.

A ONU também citou o endosso do Conselho de Segurança ao Comunicado de Genebra de 2012, base da conferência, ao pedir o apoio da comunidade internacional à reunião. A organização e o conselho foram alvos de críticas sobre como lidaram com a questão síria. O papel do Conselho de Segurança, órgão máximo internacional sobre temas de paz e segurança, foi questionado por não ter sido a instância em que as soluções sobre a crise foram aventadas.

____________
Com informações da Agência Brasil. Texto: Carolina Sarres. Edição: Denise Griesinger.


Leia mais
Sete dias de oração pela Síria
A terra está cheia de violência (revista Ultimato 306)
A falência dos deuses (Vinoch Ramachandra)
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1091 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.