Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

O caso Donadon é uma das faces da corrupção

Foto: Délio FassoniNa última quarta-feira, dia 27, a Câmara Federal surpreendeu Imprensa e Opinião Pública ao preservar o mandato do deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso há dois meses por desvio de dinheiro público e formação de quadrilha. Mais do que entrar no mérito da questão, no entanto, uma pergunta mais ampla e cabível é: estaríamos subestimando a corrupção?

Como lembra Paul Freston no artigo A Corrupção: causas e reações, “a corrupção se relaciona com as instituições, mas também com a cultura e as características das lideranças. Quase nunca tem causa única. Por isso é necessário combatê-la em várias frentes ao mesmo tempo e durante muito tempo”.

A verdade é que a corrupção é um tema que possui muitas faces; algumas ocultas, escondidas nas máscaras culturais, outras bem abertas, porém que apenas geram discursos moralistas, e não soluções concretas. A revista Ultimato de julho-agosto perguntou sobre o assunto para cinco líderes cristãos. Você lê aqui a versão completa das entrevistas.

Vale lembrar a citação de um dos entrevistados. O teólogo Martin Weingaertner lembrou-se do que o segundo secretário-geral da ONU, Dag Hammarskjold (1905-1961), escreveu em seu diário: “Quem não quiser corromper-se na diplomacia e na política precisa estar disposto a morrer pela verdade”.


Leia mais
Corrupção – do Éden ao jeitinho brasileiro (revista Ultimato 343)
Religião e política, sim. Igreja e Estado, não (Paul Freston)
Corrupção: aspectos sociais, bíblicos e teológicos (Daniel de Almeida e Souza Júnior)
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1204 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.