Prateleira
30 de julho de 2007- Visualizações: 4584
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Nem só de pão, muito menos de circo
A questão não é panem et circenses ("pão e jogos de circo"), as únicas coisas que interessavam ao povo romano na época de Juvenal (século 2º depois de Cristo). Pão para comer e circo para distrair são coisas associadas. Já PAN e TAM são coisas assustadoramente opostas. PAN diz respeito aos Jogos Pan-americanos, este ano realizados no Rio de Janeiro, e TAM diz respeito ao maior acidente aéreo acontecido no Brasil. Se no Rio tivemos muita festa, em São Paulo, a 429 quilômetros de distância, tivemos muito choro. Na primeira cidade, lidamos com a vida em toda a sua beleza; na segunda, lidamos com a morte em toda a sua feiúra. No Rio de Janeiro, um pai contemplava a fotografia de um atleta de costas, em pé, com os braços levantados, mostrando a perfeição do corpo humano. Era o nadador brasileiro Kaio Márcio, depois de ganhar mais uma medalha de ouro. Em São Paulo, um pai chorava a filha morta no acidente da TAM: "A linda pessoa que era, cheia de vida e projetos, devolveram-me sob a forma de um pedaço de carvão". Mariana Suzuki Sell, advogada, especialista em direito ambiental, voltava de um encontro com uma ONG internacional realizada em Porto Alegre.
A TAM ofuscou o PAN. A morte sempre ofusca a vida, a dor sempre ofusca a alegria, o campo santo sempre ofusca o campo de futebol. Na semana dos jogos e do acidente, a Folha de São Paulo recebeu mais mensagens sobre a tragédia de Congonhas do que sobre a euforia da Vila Olímpica.
Nem sempre enxergamos a morte. Buscamos refúgio nos panem et circenses. Embromamo-nos a nós mesmos para não ver a cara da morte. Mas ela não se esconde: só no trânsito morrem 35 mil pessoas por ano no Brasil, isto é, 194 vezes o número de vítimas do Airbus da TAM.
Para enfrentar a tentação do ceticismo, da desesperança e do nervosismo, é preciso lembrar que depois da demorada travessia do deserto os filhos de Israel enxergaram Canaã e dela tomaram posse. É preciso lembrar que depois da ensangüentada cruz os discípulos encontraram o túmulo de Jesus vazio. É preciso lembrar que "o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro" (Rm 8.18, Nova Tradução na Linguagem de Hoje). É preciso lembrar que "olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Co 2.9).
Elben Magalhães Lenz César foi o fundador da Editora Ultimato e redator da revista Ultimato até a sua morte, em outubro de 2016. Fundador do Centro Evangélico de Missões e pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa (IPV), é autor de, entre outros, Por Que (Sempre) Faço o Que Não Quero?, Refeições Diárias com Jesus, Mochila nas Costas e Diário na Mão, Para (Melhor) Enfrentar o Sofrimento, Conversas com Lutero, Refeições Diárias com os Profetas Menores, A Pessoa Mais Importante do Mundo, História da Evangelização do Brasil e Práticas Devocionais. Foi casado por sessenta anos com Djanira Momesso César, com quem teve cinco filhas, dez netos e quatro bisnetos.
- Textos publicados: 120 [ver]
30 de julho de 2007- Visualizações: 4584
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Missão 2026: Amanhar- congresso semeia esperança e conecta geração à missão de Deus
- Os valores cristãos em tempo de eleições
- Uma nova família: a igreja
- Garantia de direitos e a proteção da mulher – o que a Bíblia tem com isso?
- Religiosidade e Universidade: contextos, limites e responsabilidades
- Por que não escutamos a Igreja Palestina?
- Discípulos e igrejas globais para a missão de Deus
- Muito além dos templos: evangélicos no acolhimento a migrantes
- A solidão dos conectados
- Deus ama cada língua e cultura - E as crianças precisam saber disso
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Uma igreja sem abismos entre gerações
Concentração de poder
Casar para ser feliz ou ser feliz para casar?
Uma sociedade cada vez mais descrente






