Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Nas mãos de Deus, com os pés na terra

Por Jonathan Simões Freitas

Há dois movimentos básicos na dinâmica da vida: elevar a alma aos céus e caminhar com os pés na terra. Entregar o espírito nas mãos do Pai celeste e andar com o irmão terreno. Cultuar e cultivar. Orar e trabalhar.

E os dois estão interligados: quem não se eleva aos céus não tem o ponto de vista apropriado para enxergar a terra. Por outro lado, quem se entrega ao Pai tem comunhão com o Filho e com os seus demais irmãos de carne e osso. Quem presta culto a Deus aprende a cultivar um jardim por onde passa. Já quem não ora não consegue trabalhar sem se escravizar.

Davi sabia disso e por isso começou assim a sua oração: “a ti, SENHOR, elevo a minha alma”. É somente a partir desse depósito confiante de si, por inteiro, nas mãos de Deus, que ele pede, então: “faze-me saber teus caminhos; ensina-me nas tuas veredas; guia-me na tua verdade e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; em ti coloco a minha esperança o dia todo”.



Davi sabia que só tem um jeito de andar sem tropeçar e sem se perder: é na luz de Deus. E, por isso, o dia todo, ele mantinha acesa essa luz para o seu caminho, essa lâmpada para os seus pés. Ele em todo tempo colocava o SENHOR diante de si, para que, por onde quer que andasse, estivesse com o coração diante de Deus.

O salmista reconhecia que o espírito está pronto, mas que a carne é fraca e, por isso, vigiava e orava para não cair no buraco da tentação, no meio da estrada do cotidiano. Ele não negava seu ímpeto tortuoso, que por vezes o levava a se desviar da direção. Mas, como ovelha arrependida, pedia a correção do pastor, a vara e o cajado que misericordiosamente colocam-nos de volta no caminho; a bondade e a fidelidade que seguem de perto o rebanho todos os dias. Davi sabe que seguir o bom Pastor, apesar de ser uma jornada misteriosa, não daria em um beco sem saída. Ele não ficaria frustrado como os seus inimigos, que procediam como um rio impetuoso, que a tudo avassala, mas que terminariam secos, sem desembocar em mar algum.

Como dizia a regra de São Bento, ora et labora. Contempla e age. Ou, como o apóstolo resumiu: orai sem cessar. Este é o caminho e o trabalho do descanso em Deus em meio a todo serviço.

Oremos:
Pai, o SENHOR é o ponto fixo a partir do qual me movimento; o referencial em relação ao qual traço a minha trajetória. Ando pelo mundo com o coração assentado nas suas mãos. Navego como quem está ancorado. Confesso ter olhos obscurecidos e bússola desnorteada, mas confio na sua luz e na sua direção. Firma os meus pés sobre a rocha, para que, como se dizia dos seus primeiros servos, o resumo da minha vida também seja: “andou com Deus”. Amém.

  • Jonathan Simões Freitas é casado com Thalita e pai de Manuela e Isaque. É professor na UFMG e também serve na Igreja Esperança, no L’Abri e na ABC². Ama jogar tênis.

A BÍBLIA NÃO ERRA. OS LEITORES, NEM TANTO | REVISTA ULTIMATO
 
O Ano-Novo é sempre uma oportunidade de renovação de votos. E não há voto mais importante e definidor para 2023 do que o propósito de se expor regularmente à Palavra de Deus, por meio da leitura das Escrituras. A Bíblia deve ocupar lugar central em nossa vida e na vida da igreja.
 
A matéria de capa desta edição não só incentiva o leitor à leitura regular da Bíblia, mas também o encoraja a aceitar o desafio de olhar reverentemente para as Escrituras como “um diário de Deus”, a partir da “chave” do amor.
 
É disso que trata a edição 399 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.


Saiba mais:
» Um Ano Com os Salmos - meditações diárias, Elben César
» Por Que Confiar na Bíblia? – respostas a 10 perguntas difíceis, Amy Orr-Ewing
» Salmos – linguagem para todas as estações da alma
» Salmos: para buscar a Deus e encontra-lo, edição 351 de Ultimato
» Para cantar e aprender com os salmos, Estudo Bíblico

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.