Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

Minha experiência com a Covid-19, melhor dizendo, com Deus

Por Éber Lenz César
 
No dia 14 de novembro de 2020, Márcia, minha esposa, teve febre e muita fraqueza. Três dias mais tarde, eu também fiquei completamente prostrado. Ambos testamos positivo para a Covid-19. Começamos o tratamento com competente orientação médica, principalmente do “anjo” que Deus pôs em nosso caminho: a amiga e irmã em Cristo Dra. Tatianny Araújo Vargas, a Taty.
 
Márcia teve uma versão mais branda da doença e cumpriu sua quarentena em casa. Eu precisei ser internado e passei 15 dias no Hospital Brasília, aliás excelente hospital, com equipe de profissionais muito competente, dedicada, gentil e humana.
 
A Taty nos disse que, por sua amizade e carinho conosco, achou muito difícil internar-me justamente no dia do aniversário de Márcia. Mas predominou a responsabilidade profissional. Fez a coisa certa, sempre em acordo com médicos infectologistas, seus amigos. Sete dias mais tarde, fui transferido para a UTI, onde fiquei 5 ou 6 dias. Deus me deu paz e confiança. Não tive crise de falta de ar e não precisei ser entubado.
 
A presença de Deus foi particularmente percebida quando um senhor, também com Covid, acomodado no box, em frente, cantou um dos nossos belos hinos cristãos. Uma voz linda e agradável. Perguntei-lhe:
 
- O senhor é cristão?
 
- Sou membro de uma igreja batista no Piauí, e canto no coral.
 
- Eu sou pastor. Pastoreio a Igreja Sal da Terra de Brasília.
 
Uma enfermeira evangélica ouviu, abriu as cortinas dos dois boxes e “reuniu” ali em frente, no corredor, dois ou três médicos e outras enfermeiras. E disse:
 
- Bem, já temos um pastor, um cantor e uma congregação. Podemos começar o culto…
 
Não fizemos um culto propriamente, mas foi como se o tivéssemos feito. Lembrei-me das palavras de Jesus: “Onde dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou no meio deles” (Mateus 18.20).
 
Cláudia, minha filha dentista, que, pela providência de Deus, mudou-se para Brasília, com o marido e a filha, há um ano, fez-me companhia no quarto, e passou horas comigo na UTI, todos os dias, sempre dedicada e carinhosa. Grande conforto! Quando voltei para o quarto, Márcia, já recuperada, foi fazer-me companhia. Não tem acompanhante e “enfermeira” melhor! Cláudia foi para casa. Um ou dois dias depois, ela e o marido testaram positivo para a Covid, sem gravidade. Cumpriram a quarentena em casa mesmo.
 
Meu filho Clinton pastoreia uma igreja canadense, em Calgary, Canadá. Alguns irmãos dessa igreja, sabendo que eu estava hospitalizado, com Covid, fizeram mais que orar por mim. Generosos, deram ao Clinton as passagens para ele vir a Brasília me visitar. Obviamente, ele não pôde entrar na ala de Covid, no hospital. Eu e Márcia ficamos tristes por ele vir de tão longe e ficar só em nossa casa. Ficamos mais tranquilos quando o outro filho, Benjamim, com esposa e filha, vieram de Anápolis, GO, e ficaram com ele. Não se viam há quatro anos!
 
O cuidado, o amor e o carinho da família da fé (Igreja Sal da Terra Brasília) foram extraordinários. Além das orações e mensagens, mandaram refeições fartas e gostosas para a nossa casa todos os dias, e uma vez para Márcia, no hospital. Antes do Benjamim chegar, duas famílias (já imunizadas) convidaram Clinton para refeições e passeios na cidade. Tudo isso nos pareceu tanto mais cristão e amoroso porque nós nos mudamos para Brasília há apenas dois anos! Entretanto, o Pr Paulo Borges Jr, líder do Ministério Sal da Terra, disse a Márcia que, na verdade, nós chegamos aqui há 35 anos! Isso porque foi durante meu curto ministério em Uberlândia, MG (1984-1986), que eu conheci a então Banda Sal da Terra e os introduzi nos ministérios da igreja. Foi semente de cedro!
 
Não somente as “ovelhas” atuais, de Brasília, mostraram seu amor, mas também os parentes e as muitas “ex-ovelhas”, filhos espirituais e amigos de todas as cidades e igrejas pelas quais passamos em Minas Gerais, África do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Como são importantes as orações, a amizade e o amor fraterno da chamada família de Deus ou família da fé!
 
Estive de alta nos últimos 2 dias de hospitalização, mas sem poder sair, aguardando uma autorização do plano de saúde para um home care de 5 dias para aplicação de um antibiótico específico. Com os filhos em casa aguardando ansiosos, o Clinton com passagem de retorno ao Canadá daí a cinco dias, eu e Márcia ficamos ansiosos e um tanto aborrecidos. A certa altura, porém, oramos com empenho, lembrando esta verdade tantas vezes repetida: DEUS NO CONTROLE! Daí a meia hora a autorização foi dada! Os filhos Clinton e Benjamim foram nos pegar no hospital. Foi só então que eu pude ver e abraçar esses filhos queridos.
 
Chegando em casa, surpresa: na porta de entrada, balões de festa e um cartaz de boas-vindas; no quarto, mais balões, letras grandes formando a frase “DEUS É BOM”, e um cartaz com este versículo, mais que apropriado: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã” (Lamentações 3.22- 23). Carinho da Thaiany, esposa do Benjamim, nora querida.
 
Cláudia e seu esposo Percio ficaram mais uns dias em casa, cumprindo sua quarentena. Mas, ao fim desta, ainda puderam, com a filha Giovanna, juntar-se a nós e aproveitar a presença do Clinton. Eles nos têm dado um grande apoio.
 
Quero concluir com duas observações. A despeito de tantas advertências e estatísticas tristes e chocantes, e dessa segunda onda de Covid, a maioria não parece estar se cuidando e se importando com os outros. Gente, Covid é uma doença estranha e terrível. Já matou milhões e de pessoas, em todo o mundo, mais de quatrocentas mil no Brasil. Há muita polêmica a respeito, mas o mínimo que podemos fazer é o recomendado: máscara, distanciamento e higienização, por nós e pelos outros. Esperamos que, com a bênção de Deus, com mais concordância e poder decisório das autoridades, logo teremos vacinas para todos.
 
Minhas orações têm sido quase que só de gratidão a Deus por suas misericórdias que, de fato, “não têm fim e renovam-se cada manhã”. Mas eu tenho uma pergunta: Cremos nisso, de verdade? Ou dizemos isso somente quando nossos sofrimentos são minimizados, quando a vida de um querido é poupada? E se o Senhor não o fizer? Quantos filhos amados de Deus padeceram numa UTI… e morreram? Então, nesses casos, Deus não foi fiel, não foi Pai amoroso? As orações nada adiantaram? A fé foi frustrada? Claro que não! Como diz o cântico: “Se Deus fizer, Ele é Deus. Se não fizer, Ele é Deus!”. A resposta teológica é simples: DEUS É SOBERANO! Se confiamos, podemos afirmar com o apóstolo Paulo: “Em todas estas coisas, somos mais que vencedores […]. Nem a morte nem a vida […] poderão nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8.37-39). Deus seja louvado!
 
Brasília, abril de 2021.

• Éber Magalhães Lenz César é pastor há 55 anos. Pastoreou várias igrejas presbiterianas em cidades de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de janeiro, e foi missionário da Igreja Reformada Holandesa na África do Sul. Desde 2018 está pastoreando a Igreja Sal da Terra Brasília. É autor de, entre outros, "História e Geografia Bíblica" e a trilogia "Ninguém Nasceu como Jesus", "Ninguém Viveu como Jesus" e "Ninguém Morreu como Jesus". O Rev. Éber é casado com Márcia Sathler Lenz César e o casal tem 3 filhos e 5 netas.

> Confira a playlist que reúne sete devocionais gravadas por Éber Lenz César, autor do lançamento Pastorais da Pandemia, da Editora Ultimato. Ouça e compartilhe!


PASTORAIS DA PANDEMIA  |  ÉBER LENZ CÉSAR
 
Ninguém poderia imaginar... 
Distanciamento, isolamento, aulas e cultos online, fechamento de quase tudo, desemprego, luto. Esperava-se que 2021 seria melhor. Não é. Não tem sido...
 
Pastorais da Pandemia – Vacina contra a Ansiedade em Tempos de Covid é uma seleção preciosa de textos práticos e bíblicos de fé e ânimo para os que creem e esperam em Deus.
 
 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.