Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Marca histórica: Bíblia Sagrada completa é traduzida para 700 idiomas

Por Phelipe Reis

Dos mais de 7 mil idiomas no mundo, 700 agora possuem a Bíblia completa. A marca histórica coloca o texto sagrado completo à disposição de cerca de 80% da população mundial. A informação foi divulgada pelo site progress.bible, que compila dados das agências de tradução bíblica do mundo todo.

De acordo com os dados, a quantidade de idiomas que têm a Bíblia completa quase duplicou nos últimos 30 anos – passou de 351, em 1990, para 700, em 2020. Em 2013, 600 idiomas dispunham da Bíblia completa. Em apenas 7 anos, foi empreendido um trabalho incrível que resultou na marca de 700 idiomas.

O Diretor Executivo do Ministério Bíblico das Sociedades Bíblicas Unidas, Alexander Schweitzer, comenta este avanço no trabalho de tradução: “A crescente cooperação entre as agências tem sido uma parte importante deste emocionante avanço, da mesma maneira como os crescentes esforços para a capacitação em nível de base entre comunidades. Estes fatores, unidos ao avanço tecnológico e ao investimento de apoiadores, nos têm permitido, pela graça de Deus, ver estes avanços incríveis para fazer com que a Bíblia esteja disponível para todos. Somos gratos a Deus por reunir a todos nós e por abençoar o trabalho.”

Aproximadamente três quartos das traduções completas do mundo têm sido feitas pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), da qual faz parte da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). As SBU congregam 149 Sociedades Bíblicas, atuantes em mais de 200 países e territórios, e têm como objetivo facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua.

Para o diretor geral das SBU, Michael Perreau, é muito animador ver 700 idiomas com a Bíblia completa. “Isto é o fruto de gerações de sacrifício e generosidade. Cada tradução bíblica leva anos de trabalho árduo e de muita dedicação. Louvamos a Deus pelos homens e mulheres que têm investido tanto tempo de sua vida levando a Palavra de Deus a suas comunidades. E agradecemos aqueles que têm apoiado e orado por este trabalho”, comenta o diretor.

Perreau comentou ainda que, em tempos difíceis e de incertezas como estes provocados pela pandemia, é de fundamental importância que as pessoas possam ter acesso às Escrituras no idioma materno.



As SBU destacam que 1 bilhão e meio de pessoas ainda não têm acesso à Bíblia completa no seu idioma. Por isso, a meta para as próximas décadas é completar 1200 traduções, fazendo com que as Escrituras estejam acessíveis a 600 milhões de pessoas.

As Sociedades Bíblicas Unidas trabalham com todas as igrejas cristãs e muitas ONG’s internacionais, atuando também em áreas como a prevenção da AIDS, a cura de traumas e a alfabetização. Saiba mais aqui.

Leia mais: 
» A tradução da Bíblia precisa dos jovens
» A Bíblia e os tradutores: os desafios e os textos mais difíceis
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 94 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.