Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Líderes evangélicos comentam morte de Rubem Alves

O educador, psicanalista, teólogo e ex-pastor presbiteriano Rubem Alves, morreu, aos 80 anos, neste sábado (dia 19) em Campinas (SP) por falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 10 no Centro Médico de Campinas, com insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia.

Por seus escritos sobre teologia, Deus e religião, e por seu passado como pastor presbiteriano, não faltaram comentários na internet de cristãos sobre o escritor.

A Fraternidade Teológica Sul-americana – Setor Brasil (FTL-Br) escreveu em sua página no Facebook: “Obrigado Rubem Alves pelo estímulo à reflexão e criatividade”. Para o pastor batista e sociólogo, Clemir Fernandes, Alves viveu “com sofisticada inteligência e assumida paixão”. Para o pastor presbiteriano, professor e teólogo, Carlos Caldas, “o Brasil perdeu um de seus principais pensadores. A notícia de sua partida, conquanto esperada, é triste”. Para Caldas, Rubem Alves era um pensador que não se enquadrava em categoria nenhuma. Já o teólogo colombiano, Harold Segura, escreveu: “Adiós, Rubem Alves. Maestro, te despedimos agradecidos”.

O deputado estadual, membro da Comunidade da Graça em São Paulo, Carlos Bezerra Jr, escreveu em sua conta no Twitter: “Rubem Alves se vai. Deixa um legado intelectual incomparável. Sua forma de pensar era única. Quanto aprendi com o mestre. #luto”.

O Rev. Eurípedes da Conceição, pastor da Igreja Presbiteriana da Muda Usina, disse: “Embora não concordando com alguns de seus escritos e com o seu estilo ácido e direto de expor suas ideias, não posso deixar de reconhecer a contribuição maravilhosa deixada por este escritor que ensinou-nos a pensar a educação brasileira de uma maneira crítica e criativa”.

Já o teólogo reformado e presbítero da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, Solano Portela, no entanto, fez duras críticas à contribuição teológica de Rubem Alves:

“Ora, ninguém disputa as grandes qualificações acadêmicas e o enorme talento que o Sr. Rubem Alves possuiu. Ele encantou multidões, principalmente educadores, com suas palestras e livros de histórias. No entanto, como desconhecer que foi uma pessoa que abjurou publicamente da fé? Como ignorar que ele, tanto explicitamente como nas entrelinhas, propagou uma mensagem destrutiva contra os ensinamentos da Palavra de Deus? (...) Rubem Alves pode ser lembrado como um grande escritor e exímio contador de estórias, mas nunca como um teólogo, ou como alguém que tinha uma mensagem verdadeira das coisas espirituais”.

Até este momento, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) não fez em seu site nenhum pronunciamento oficial sobre a morte de Rubem Alves.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1133 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.