Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Abrigo presbiteriano acolhe idosas no Rio de Janeiro há 60 anos

Por Vanessa Oliveira

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – o número de idosos ultrapassou a marca de 30 milhões em 2017.1 Para o IBGE, em 2060, esse número irá aumentar: um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos, segundo a Projeção da População2.

Para garantir qualidade de vida a esse grupo, são necessárias iniciativas de cuidado permanente aos idosos, como faz o Abrigo Presbiteriano, que acolhe senhoras no Rio de Janeiro há 60 anos.

Fundado em 1960 por iniciativa das Juntas Diaconais das Igrejas Presbiterianas, o abrigo acomoda mulheres sem qualquer discriminação de credo, conforme prevê o estatuto da organização.

Segundo João de Almeida Fernandes Filho, atual presidente, o abrigo é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e “destina-se a prover moradia digna e amparo espiritual à pessoa idosa que dele necessite, em ambiente de fé cristã reformada sem discriminação de etnia, gênero, orientação sexual ou religiosa.”

O abrigo possui vinte hóspedes, número próximo a sua capacidade máxima atual. Conta com dezesseis funcionários contratados e seis diretores voluntários, entre associados eleitores e membros de igrejas presbiterianas, eleitos por biênio.

A equipe, que fica 24h à disposição para atendimentos, é supervisionada por enfermeira, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo e médicos residentes em geriatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

As hóspedes realizam diversas atividades, como jardinagem, artesanato, pintura e musicoterapia, além de participarem de devocionais semanais com seminarista, escola bíblica dominical e cultos, com celebração mensal da Santa Ceia pelo capelão do abrigo.

Como participar deste ministério?
De acordo com João Filho, além do amparo espiritual, moral e econômico que a Igreja Presbiteriana do Brasil oferece, o abrigo se sustenta por meio de doações de igrejas de outras denominações, além de contribuições voluntárias dos associados e mensalidades pagas pelas moradoras ou seus responsáveis. O desafio de 2020 é alcançar novos mantenedores fiéis, que poderão se cadastrar por meio deste link.

Para fazer parte desta obra os interessados podem, além de visitar e orar pelas moradoras, prestar serviços voluntários e efetuar doações por meio dos seguintes dados: Banco Itaú, Agência 5662, Conta Corrente 04787-6, CNPJ 34.075.101/0001-43.

Notas:
1. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017
2. Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047


Leia mais:
» Edição 356 de Ultimato
» Um Brasil mais grisalho | Infográfico
Vanessa Oliveira tem 23 anos e é auxiliar editorial na Editora Ultimato.
  • Textos publicados: 22 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.