Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Indígenas vão comemorar cem anos de evangelização

A igreja evangélica indígena comemora neste ano o centenário de trabalho missionário no Brasil. Para isso, o 7º Congresso Nacional do CONPLEI (Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas), que acontece de 18 a 22 de julho, espera reunir 5 mil pessoas, a maioria indígenas, em Chapada dos Guimarães, MT. A maior parte da programação -- que inclui devocionais, palestras, música, testemunhos e esportes -- será conduzida pelos próprios indígenas.

Em 1912 registraram-se os primeiros frutos concretos da ação missionária evangélica entre os indígenas no Brasil, com o povo Terena. Foi o início do que o antropólogo e missionário brasileiro Isaac Costa de Souza chamou de “primeira onda missionária”, o movimento das missões estrangeiras. A partir de 1925 viria a “segunda onda”, protagonizada por missionários nacionais e agências brasileiras. A mais recente é a “terceira onda” ou “onda indígena”, iniciada na década de 80 e caracterizada pela valorização dos indígenas como atores na evangelização.

“O que bem caracteriza essa terceira onda é a aproximação entre líderes evangélicos indígenas. As igrejas indígenas têm contribuído para a evangelização entre os próprios parentes, graças ao esforço das ondas anteriores”, diz Ricardo Poquiviqui Terena, pastor e secretário executivo da Missão Indígena UNIEDAS.

“Nos últimos dez anos testemunhamos um crescimento inédito em termos de evangelização dos povos indígenas no Brasil. Este avanço foi alavancado por vários movimentos missionários entre as agências que trabalham em muitos campos indígenas, sejam elas de acesso fácil ou não”, afirmam Henrique Terena e Joshua H. Chang, no prefácio do livro comemorativo “CONPLEI -- Movimento da 3ª onda missionária”.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1134 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.