Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Há 46 anos nascia Ultimato

Revista Ultimato de janeiro de 2014 ao lado da primeira edição do então jornal Ultimato (1968).A revista Ultimato completa hoje 46 anos de publicação ininterrupta. Ela nasceu no dia 13 de janeiro de 1968, em Barbacena (MG), mas foi em 1971 que o seu fundador, o pastor Elben César, fixou morada em Viçosa, cidade mineira que se tornou a casa da revista. Viçosa, com cerca de 80 mil habitantes, está localizada na Zona da Mata de Minas e possui a famosa Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O nome da Ultimato surgiu a partir de incidente curioso que o pastor conta:

“Eufórico por ter conseguido, com a ajuda do deputado e presbítero Athos Vieira de Andrade, o primeiro programa radiofônico evangélico na história de Barbacena, na Rádio Correio da Serra, quando fui fazer o primeiro programa, o deputado Andradinha, da mesma bancada de Athos, dono da emissora, me chamou à parte e me disse que teria que voltar atrás na concessão do horário (que não era de graça) porque havia recebido um ultimato do cônego Hilário, da Basílica de São José Operário: se os protestantes entrassem, ele deixaria de apresentar o seu programa católico. Impressionado com a força de um ultimato e lembrando as palavras gravadas na parede de nosso templo em Barbacena – “Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo” (Is 55.6) – entendi que era esse o mais apropriado nome para dar ao jornal prestes a nascer. Até então, eu não havia encontrado o nome que deveria dar ao jornal. Naquela extraordinária manhã, perdi o programa de rádio, mas ganhei o nome da ‘criança’, que nasceu poucas semanas depois”.

Ultimato optou desde o seu início pela independência editorial. Nossa identidade é cristocêntrica, mas não somos uma instituição eclesiástica. Temos a liberdade de publicar conteúdo bíblico e cristão, sem cores denominacionais. Isso não significa que desprezamos as instituições, mas sim que valorizamos a essência de todas elas e nos esforçamos para que o reino de Deus continue crescendo.

Somos uma empresa e um ministério; um ministério e uma empresa. Para nós, não há dicotomia. Ou não deveria existir. Buscamos a sustentabilidade que faz sentido, não pelo lucro em si, mas pela possibilidade de continuar cumprindo a missão que Deus nos confiou.

É verdade que a revista é uma quarentona, mas ainda com um espírito jovem. Boa parte de nossos colaboradores têm menos de 29 anos; e os que já passaram desta idade não perderam o vigor e alegria. Também valorizamos a "juventude" de nossos leitores -- sejam eles de idade avançada ou não. Acreditamos na beleza da interação entre gerações.

A revista Ultimato não tem somente leitores pagantes. Desde o início, ela é enviada gratuitamente para vários públicos, como: presidiários, líderes de igrejas, missionários, etc. Por um bom tempo também foi enviada graciosamente para paróquias católicas e centros espíritas.

Ultimato não é somente uma revista, mas também uma editora (já publicou mais de 170 títulos) e um portal (com mais de 20 blogs e conteúdo atualizado diariamente).

No final do ano passado todos os colaboradores que trabalham aqui no prédio da Ultimato receberam um cartãozinho com a descrição da nossa missão. Fomos animados a decorá-la e a entender seu sentido:

“Contribuir para a transformação de vidas e edificação da Igreja, por meio da publicação de conteúdo cristão.”

Esta não é apenas uma declaração do que fazemos. É também uma oração para que Deus se sirva de nós, para glória do seu nome.


Leia mais
O significado da identidade visual da Ultimato
Ultimato nasceu na cidade da loucura
Quem somos
Cartas a Ultimato (1968-2008)

Legenda da foto: revista Ultimato de janeiro de 2014 ao lado da primeira edição do então jornal Ultimato (1968).
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1220 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.