Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Fujimori e o sol da justiça

Da janela de minha casa, observo um espetáculo: o sol indo embora e transformando as cores das nuvens. Mais bonito, porém, é vê-lo voltando no outro dia. Para mim, o nascer do sol é memorial da esperança de que Deus “vai endireitar toda a criação”, como diz N. T. Wright no livro Simplesmente Cristão.

Para o autor, o anseio do ser humano por justiça é o “eco de uma voz”, a voz do sol da justiça. Enquanto essa voz não conclui seus planos, cabe a nós, seus seguidores, sermos agentes da sua justiça e celebrarmos as vitórias que sinalizam sua vontade. Fazer isso é testemunhar a verdadeira esperança.

A condenação na semana passada de Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru (1990-2000), é um destes sinais. Pela primeira vez um presidente da América Latina, que foi democraticamente eleito, é considerado culpado pela Justiça do próprio país por violação dos direitos humanos.

Com a justificativa de combater o terrorismo do Sendero Luminoso, Fujimori organizou um grupo de extermínio. Ao todo 25 pessoas, inclusive uma criança de 8 anos, foram mortas. Durante o julgamento, que começou em dezembro de 2007, foram realizadas 160 audiências e ouvidos os depoimentos de 90 testemunhas.

Por que celebrar a condenação de Fujimori? Porque os fins não justificam os meios. E porque há uma “voz” ativa neste mundo que quer “fazer justiça, endireitar as coisas, endireitar a nós mesmos, e, por fim, resgatar o mundo” (p. 21, Simplesmente Cristão).


Leia também
Sol en Lima: Fujimori sentenciado, de Alfonso Wieland, da ONG cristã peruana Paz y Esperanza
Ex-presidente Alberto Fujimori é condenado no Peru
Lissânder Dias é jornalista e colaborador da revista Ultimato. É editor do blog Fatos e Correlatos (fatosecorrelatos.com.br), onde publica poesias e crônicas. Trabalha como assessor editorial da UniCesumar, em Maringá (PR).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.