Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Fé e dúvida: amigas ou inimigas?

O que pode ser uma fraqueza espiritual também pode ser uma atitude honesta diante da infinitude divina, dos mistérios da vida humana e da realidade incompleta aos nossos olhos. Longe de uma desculpa para o “rio sem margens” da pós-modernidade, onde tudo é cinza, lidar sinceramente com nossas dúvidas teológicas é valorizar a fé que temos. Afinal, como diz Alister McGrath, em Como Lidar com a Dúvida, “duvidar significa, muitas vezes, fazer perguntas ou expressar incertezas do ponto de vista da fé. A pessoa crê, mas enfrenta dificuldades com essa fé ou tem alguma preocupação. Fé e dúvida não se excluem mutuamente – mas fé e incredulidade, sim”.
 
Por isso, a dúvida como incompreensão – e não incredulidade - faz parte da caminhada da fé. O Deus Que Eu Não Entendo, lançamento da Ultimato, expõe esta relação na mente e no testemunho de Christopher J. H. Wright, um renomado teólogo que foi, por décadas, companheiro de ministério de John Stott. O novo livro chega nesta semana à editora. O autor afirma que “conhecer a Deus, amá-lo e confiar nele de todo o coração, de toda a alma e de toda a força não é o mesmo que entender Deus em todos os seus caminhos. (...) Existem áreas do mistério em nossa fé cristã que estão além do mais acurado estudo e até dos mais profundos exercícios espirituais”.
 
No entanto, confessar dúvidas não é descartar certezas. Ninguém voa cortando suas próprias asas. A dificuldade talvez seja discernir o que são asas e o que são apenas acessórios de voo. Por isso, é tão importante voltar ao essencial. Foi o que nos propôs John Stott em Por Que Sou Cristão, ao levantar sete razões pelas quais ele se considerava cristão. 
 
N. T. Wright também assumiu, em Simplesmente Cristão, a “imensa tarefa” de “descrever a essência do cristianismo, tanto para recomendá-lo aos de fora como para explicá-lo aos de dentro”. “É claro que ser cristão no mundo de hoje é qualquer coisa, menos simples. Mas se há um tempo em que é necessário dizer, do modo mais simples possível, o que cada coisa significa, parece-me que é agora”, escreve Wright.
 
Nesta caminhada de fé não estamos sozinhos. Contamos, entre outras, com o Espírito Santo que “nos guia a toda verdade” (Jo 16.13), com a comunidade que nos ajuda a discernir as coisas, com a sociedade e com a Bíblia – como revelação de Deus para a humanidade. A respeito desta última, vale a pena ler Por Que Confiar na Bíblia – respostas a 10 perguntas difíceis, de autoria de Amy Orr-Ewing. Em meio ao bombardeio acadêmico, e ao que ela chamou de “era da incerteza”, levanta respostas considerando conceitos históricos, a singularidade e contemporaneidade da Bíblia, a encarnação de Cristo e o conceito de verdade.
 
A oração aflita do homem à afirmação de Jesus (“tudo é possível ao que crê”) continua atual: “Eu creio! Ajuda na minha falta de fé!”.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.