Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Extinguindo nossas possibilidades

Meio ambiente
Por Marcelo Renan D. Santos

Contraditoriamente, a extinção de espécies reflete a nossa dependência cada vez maior da natureza. Inicialmente, a caça, a pesca e a coleta de frutos e raízes supriam as necessidades humanas. Depois, a agricultura exigiu terras, que foram sendo transformadas para sustentar a população em crescimento. Após a Revolução Industrial e com o avanço da medicina, os limites para o crescimento da população foram sendo removidos e chegamos a 7 bilhões de pessoas. Qual é o impacto disso sobre o meio ambiente?

Segundo a ONU, 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção. Essa taxa de declínio é sem precedentes na história, comprometendo a saúde dos ecossistemas dos quais nós e as demais espécies dependemos. Estamos corroendo as fundações das economias, dos estilos de vida, da segurança alimentar, da saúde e da qualidade de vida em todo o mundo. E qual é a solução para esse problema?

Não é tarde demais para reverter esse processo por meio da “mudança transformativa”, que implica uma reorganização fundamental do sistema global por meio de fatores tecnológicos, econômicos e sociais, paradigmas, objetivos e valores. Porém, essa mudança encontra resistência nos grupos que se beneficiam do status quo e que negam a ciência por trás das informações relativas às mudanças climáticas, ao desmatamento e à extinção da biodiversidade.

Essa atitude – incompatível com um futuro melhor para todos – vai contra o pensamento cristão e as orientações bíblicas. Afinal, Deus nos colocou como mordomos da criação. Os princípios cristãos deveriam nos levar a uma “mudança transformativa”, partindo do inconformismo com o caminho que nos trouxe à situação atual.

Notícia originalmente publicada na edição 378 de Ultimato.

Leia mais:
» Quem ama o Criador cuida da criação
» O homem e a terra: quem precisa de quem?

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.