Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Eu sei o sentido do Natal

Por Cláudio Marra

Ralph Carmichael (1927-2021), compositor, arranjador, maestro e produtor musical cristão norte-americano, ocupou lugar de destaque em momento significativo na história da música evangélica brasileira. Seu falecimento aos 94 anos no dia 18 de outubro de 2021 na Califórnia leva vários de nós a gratas reminiscências.

Tive o privilégio de ouvir no gramofone de meu pai duetos com Carlos Reneé Egg e Martha Faustini. Década de 1950. Feliciano Amaral, Luiz de Carvalho e Edgar Martins foram chegando, com vários outros. Corais de igreja se destacavam com boa música e influência de João Faustini, como os das Igrejas Presbiterianas de Araraquara e Sorocaba. Havia outros. Foram passando os anos 60. E os quartetos nos encantavam, com Arautos do Rei na ponta. Grupo Elo e outros traziam música brasileira de qualidade.

Em 1968 surgiu Vencedores por Cristo sob a liderança de Jaime Kemp. A proposta era evangelização e o discipulado de jovens crentes. VPC fazia isso cantando. Entre os presbiterianos que integraram o primeiro grupo estavam os futuros pastores Wilson do Amaral Filho, Cláudio Marra (eu mesmo), Ludgero Bonilha Moraes, Osiander Schaff da Silva e Roberto Gonçalves. O repertório inicial nada tinha de original. Eram hinos tradicionais bem escolhidos. Mas logo começamos a cantar o já consagrado Ralph Carmichael.

Sua longa carreira começou no início dos anos 50, na TV e no cinema. Compôs trilhas sonoras, foi arranjador, maestro, pianista e produtor de discos. Gravou com Nat King Cole o clássico "The Magic of Christmas" (1960), um dos discos de Natal mais tocados de todos os tempos.

Fundou sua própria gravadora em 1968 e lançou artistas cristãos. Carmichael entrou para o Hall of Fame da Música Evangélica em 1985 e um ano depois publicou uma autobiografia em que falava de sua fé, batizada com o nome de uma de suas gravações gospel mais famosas, "He"s Everything to Me", traduzida no Brasil por Carlos Osvaldo Cardoso Pinto como “Nas Estrelas”.

Vencedores cantou “Nas Estrelas” pela primeira vez com a sexta equipe, que tive o privilégio de liderar (1971). Depois VPC valorizou compositores nacionais e chegou a vez de Artur Mendes, João Alexandre, Guilherme Kerr Neto, Sérgio Pimenta e outros.
Damos graças a Deus, generoso doador dos talentos de Carmichael e dos músicos de todos os tempos. Graças a Deus pelos que empregaram seus dons para glorificá-lo edificando o seu povo.


Nas Estrelas

Nas estrelas vejo a sua mão
E no vento ouço a sua voz
Deus domina sobre terra e mar
O que ele é pra mim?
Eu sei o sentido do Natal
Pois na História tem o seu lugar
Cristo veio para nos salvar
O que ele é pra mim?
‘té que um dia seu amor senti
Sua imensa graça recebi
Descobri, então, que Deus
Não vive longe, lá no céu
Sem se importar comigo
Mas agora ao meu lado está
Cada dia sinto seu cuidar
Ajudando-me a caminhar
Tudo ele é pra mim
Tudo é Jesus pra mim.


Leia mais: 
» Cânticos: a melhor tradição de Natal
» Pequena Vila de Belém: contando e cantando um hino de Natal
» Conheça mais de Ralph Carmichael e ouça a música "Eu sei o sentido do Natal" aqui
Casado com Sandra, é jornalista, pastor presbiteriano e editor da Cultura Cristã.
  • Textos publicados: 24 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.