Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

Ele habitou entre nós

Meditação e liturgia para celebrar o Natal

Dia 20


Por Ricardo Barbosa

Senhor, é tua graça e é teu amor que capacitam meu coração a crer, a esperar e a amar. Posso ir a teu encontro e abraçar-te como meu verdadeiro amigo. Posso confiar em ti, meu bondoso Pai. Tu és um mar de graça, de consolo e amor.
- Johannes Tauler (1300-1361)

Para conversar

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.14)

O relato do nascimento de Jesus para João é menos narrativo e mais teológico. A Palavra Eterna de Deus veste as roupas dos homens, torna-se Palavra Encarnada, vivida, testemunhada na vida e pessoa de Jesus Cristo. A graça e a verdade deixam de ser conceitos abstratos e passam a incorporar a realidade humana. “Quem vê a mim, vê o Pai” afirmou Jesus com a certeza de que “eu e o Pai somos um”. Deus e o homem encontram-se no Deus/homem, Jesus Cristo.

Em Cristo podemos ver a glória de Deus. Para um político influente, sua glória é mostrar seu poder; para uma modelo, sua glória é desfilar nas melhores passarelas do mundo e mostrar toda sua beleza; para um atleta, sua glória é subir no pódio e receber a medalha de ouro. Qual é a glória de Deus? Mostrar seu amor eterno pelo homem em seu Filho Jesus Cristo.

Como você e a igreja podem refletir a glória de Deus em Cristo Jesus?

Intercessão

Ore para que a igreja reflita a glória de Deus e não a glória de seus próprios projetos e grandeza.

Hino
Que a beleza de Cristo se veja em mim,
Toda a sua admirável pureza e amor;
Ó tu, chama divina, todo o meu ser refina,
Té que a beleza de Cristo se veja em mim.

Oração
Glorioso Deus, o mundo esperou por um grande rei, vestido com vestes reais, entrando em Jerusalém com toda pompa e majestade. Na verdade, o que vimos foi um homem puro, que negou o poder, amou a justiça e foi condenado a morte de cruz. Foi ali, no topo do Calvário, nu e abatido, rejeitado por todos que vimos a tua glória. Permita, ó glorioso Deus, que a glória da tua igreja seja também contemplada pela mesma cruz de Jesus Cristo. Amém.

Saiba mais:
» Um Ano com Jesus - Leituras e meditações diárias, Eugene Peterson
» O Caminho do Coração - O sentido da espiritualidade cristã, Ricardo Barbosa de Sousa
Pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto e coordenador do Centro Cristão de Estudos, em Brasília (DF). É colunista da revista Ultimato e autor de A Espiritualidade, o Evangelho e a IgrejaPensamentos Transformados, Emoções RedimidasO Caminho do Coração.
  • Textos publicados: 54 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.