Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Douglas Lamp está com Jesus

Por Phelipe Reis

“Douglas já está com Jesus”. Foi com esta afirmação que Barbara Lamp comunicou o falecimento do esposo, ocorrido na noite do dia 27 de julho, numa clínica de cuidados paliativos, em Medison, Estados Unidos. Douglas havia sido transferido em UTI aérea para o seu país de origem em 15 de julho, para receber cuidados especializados no tratamento de recuperação pós-covid. Nas últimas horas de vida, ele esteve cercado pela esposa Barbara Lamp e seus filhos.

Douglas e Barbara estavam com viagem marcada para o dia 9 de junho com destino aos EUA. O casal deixava a cidade de Natal, Rio Grande do Norte, onde moravam desde 2012, e retornaria de forma definitiva ao país de origem, após 40 anos de serviços prestados como missionários na América do Sul. O plano de retorno foi alterado em decorrência de Douglas ter sido infectado pelo novo coronavírus. Em meados de maio apresentava sintomas leves, mas a situação evoluiu rapidamente para um quadro grave, levando-o à internação em UTI, intubação, traqueostomia, hemodiálise e todas as complicações decorrentes do agravamento por Covid-19.

Após 56 dias de internação, Douglas saiu da UTI e continuou recebendo cuidados médicos no apartamento, em processo de recuperação. A família, então, decidiu transferi-lo para os EUA, o que aconteceu no dia 15 de julho. Na saída do hospital, vários amigos, amigas e irmãos na fé, se despediram do casal e prestaram homenagens à distância. Em ambulância aérea, Douglas foi para um hospital de fisioterapia e recuperação, em Madison, EUA. Ao perceberem a seriedade do estado de saúde, ele foi levado no mesmo dia para um hospital em Milwaukee e após três dias foi para a UTI.

Douglas estava apresentando um quadro de saúde bastante delicado e no último dia de vida foi transferido para um lugar de cuidados paliativos. A esposa escreveu: “Douglas está com cuidados para os últimos dias ou últimas horas da sua vida aqui na terra. Ele espera andar na direção dos braços extendidos [sic] de Jesus.” Christine Elizabeth Lamp, uma das filhas, escreveu sobre a partida do pai: “Meu pai foi para estar com seu Salvador na noite de ontem (dia 27 de julho), depois de 7 horas na bela instalação de cuidados paliativos, e muitas visitas rotativas de sua esposa, filhos e irmãos. Estamos tristes, mas sabemos pela graça de Deus que este não é o fim para ele. Sua passagem favorita nos últimos dias foi 2 Coríntios 5:1-9: ‘Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas... Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor. Por isso, temos o propósito de lhe agradar, quer estejamos no corpo, quer o deixemos.’ Hoje estou sendo lembrada que este mundo não é o nosso lar, e as coisas não são como deviam ser. Um dia tudo será redimido, e todas as lágrimas serão enxugadas.”

Biografia
Douglas Everett Lamp nasceu em 11 de fevereiro de 1956, em Milwaukee, Wisconsin, EUA – a mesma cidade de nascimento de Barbara, sua esposa. Os dois se conheceram na Bolívia em 1982, quando já eram missionários. Namoraram à distância, noivaram em julho de 1985 e casaram-se em 27 de dezembro do mesmo ano, em Wisconsin, EUA.

Edison Vicente do Nascimento, pastor da Primeira Igreja Batista de Natal e vice-presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal, escreveu um artigo contando um pouco da caminhada ministerial de Douglas e Barbara. O pastor narra que o casal chegou ao Brasil em julho de 1994, com três filhos. Estudaram a língua portuguesa durante quatro meses, em Campinas, SP, depois mudaram-se para Cuiabá, onde plantariam duas igrejas e dariam aulas em dois seminários.

Em 2004, o casal ingressou no quadro de missionários da SEPAL, buscando atender à necessidade de cuidado de pastores, missionários e suas famílias. Após dois anos morando em São Paulo, dois anos em Recife, Pernambuco, e quatro anos novamente em São Paulo, o casal decidiu fixar residência na região Nordeste.

Em 2012, Douglas e Barbara se estabeleceram em Natal, RN, e passaram a congregar na Primeira Igreja Batista de Natal, liderando a Sepal Nordeste e colaborando com a Missão ALEF. O pastor Edson conta que, dentre as atividades ministeriais realizadas, “destacam-se o investimento do casal no suporte de pastores e esposas em nossa cidade, com um olhar especial voltado ao sertão nordestino, atividade de caráter filantrópico no campo social, atuação como professores no ensino bíblico, capacitação e mobilização de pastores e líderes”.

Em 2018 e 2019, Douglas Lamp chegou a ser presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Natal (OPEN). “Como mentor de vários pastores e líderes de Natal, [Douglas] deixa o livro O Legado do Líder – Lições da vida de Davi que contribuem para seu legado, editado pela Sepal, como obra que certamente acompanhará muitos pastores e líderes influenciados por seu trabalho”, destaca o pastor Edson.

Mensagens de gratidão pela vida e ministério de Douglas Lamp
Marcos Prudencio, diretor executivo da Sepal, comentou a partida de Douglas e o legado do casal: “Douglas e Barbara entram para a história da Sepal como o nosso último casal da excelente safra de missionários americanos que serviram ao Senhor na América Latina no final do século 20 até agora. Além de cumprir um papel relevante na estrutura de gestão da organização, Douglas atuava ativamente em seu ministério de pastoreio de pastores no Nordeste. Marcou uma geração de líderes com capacitação prática e eficaz para a plantação de igrejas em muitas regiões, cumprindo de modo exemplar seu papel como missionário Sepal. Seu exemplo de entrega, empenho e disposição estará para sempre edificando o ministério dos missionários que foram influenciados pela sua vida ministerial”.

Confira outras mensagens de amigos e amigas:

“Minha homenagem a esse irmão tão especial que foi chamado para a casa do Pai dos Céus. Douglas Lamp e sua esposa Bárbara serviram muito a Igreja Brasileira, como missionários junto a Sepal. Trabalhamos juntos, em Natal,RN, onde residia nos últimos anos, com a Missão ALEF. Tive o privilégio de desfrutar da hospitalidade deles, quando me hospedaram em outubro de 2018, penúltima vez que estivemos juntos. A próxima ocasião será no Lar perdurável! Aos amigos e familiares entristecidos com sua partida, oração pelo consolo oportuno do Divino Espírito.”
– Wilson Costa

“Nunca haverá palavras para descrever a partida de um amigo. Douglas Lamp partiu para estar com o Senhor. Nosso amigo de jornada junto a ALEF descansou. A morte provoca tristeza, mas a ressurreição de Jesus promove esperança. Um dia meu irmão estaremos juntos, sem dor, sem sofrimento. Que Deus traga conforto aos familiares e especialmente a Barbara Lamp, uma verdadeira lutadora e companheira fiel de Douglas.”
– Renildo Diniz Lopes

“Hoje perdemos o nosso querido companheiro de ministério da Sepal, nosso amigo Douglas Lamp. Os céus se rejubilam por receber aquele que serviu com grandeza e fidelidade ao Senhor. Consolo do Alto sobre a querida Barbara Lamp e toda a família.”
– Oswaldo Prado

“Lembrei-me de uma música que o Paulo Baruk canta, que diz ‘Quanto amor, quanto amor, ele (Jesus) tem por mim. Quanta dor, quanta dor, sofreu por mim, por amor’. É por causa desse imenso amor de Jesus que Douglas está com ele agora, mas também fica essa imensa dor que o próprio Jesus também conhece. A dor da separação que a morte traz. Minha oração é que você [Barbara] e toda a família possam se sentir envolvidos/as por esse imenso amor de Jesus, nosso pastor que está ao nosso lado no vale da sombra da morte.”
– Cláudia e Paulo Moreira


Publicado originalmente no
Blog SEPAL.

Texto atualizado em 10/8/2021.

É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 173 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.