Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Deus fala conosco por meio de sua Palavra

Por Vanessa Belmonte

Versão ampliada do artigo “Deus fala conosco por meio de sua Palavra” publicado na edição 399 de Ultimato.

“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.6,7).


Por que oramos? A oração talvez seja a disciplina mais conhecida e praticada entre os cristãos. Todos os grandes santos da história da igreja falam sobre a oração, como uma obrigação (algo que precisamos realizar) e um dom (algo que nos é dado). Oramos porque queremos estabelecer uma relação com Deus; e a oração, então, se torna um dos meios principais para isso acontecer. Ela envolve conversa, mas também reverência ao nos vermos diante de um Deus Santo. Um Deus que fala conosco.

Não podemos forçar Deus. Ele vem a nós por iniciativa própria, e nenhum esforço, disciplina ou prática pode trazê-lo ou manipulá-lo. Esse é o ponto: Deus quer falar conosco e quer ouvir nossa resposta. Ele nos chama para orar e provê todos os meios para que esse encontro seja possível. A questão é como estamos respondendo a esse chamado.

Talvez, pela familiaridade, estejamos negligenciando essa disciplina tão necessária para nos ajudar a viver, ficando surdos à voz de Deus que nos chama em meio aos inúmeros ruídos e à pressa.

A oração é uma oportunidade maravilhosa demais para ser verdade – encontrar-me com o Deus verdadeiro que sustenta todo o universo agora e me vê – e vem escondida num gesto bem singelo de me render a ele. Quando oramos estendemos nossas mãos vazias, nos rendemos em vulnerabilidade, nos doamos a Deus em confiança para receber o Deus que vem ao nosso encontro, nos acolhe e se doa a nós.

Outras religiões também têm formas de oração. Talvez a principal particularidade do cristianismo é que Deus se revela a nós por meio da Bíblia. Assim, o principal meio para aprender a orar é ler a Bíblia todos os dias, isto é, desenvolver uma frequência e constância na leitura bíblica. Meditar nesse livro e se dispor a aprender dele, a Palavra de Deus. Em seguida, conversar com Deus a respeito do que você leu, aplicando as orientações para sua vida, trazendo suas dúvidas, clamando por orientação. Nossa oração precisa ser guiada pela meditação da Bíblia.

Oração também é algo que se aprende, envolve um processo de dedicação e persistência ao longo de toda a vida
. Então, não desanime quando for difícil orar ou quando a oração parecer frágil e sem sentido. Continue, insista, pratique e aprenda a orar cada vez mais. Leia livros sobre isso, leia os textos bíblicos que falam sobre oração, ore com os Salmos, converse com outras pessoas sobre como é a vida de oração delas, converse com Deus e tenha paciência para desenvolver sua vida de oração. Então, gradualmente, sua vida de oração vai começar a florescer.



Kierkegaard certa vez observou: “Um homem orava e, no início, pensou que a oração equivalia a falar. Contudo, à medida que foi ficando cada vez mais quieto, percebeu que oração é ouvir”. Ouvir a Deus é necessário na oração e o ouvimos, principalmente, por meio da leitura atenta da sua Palavra. Isso é importante para não criarmos um diálogo estéril com nossos pensamentos. Assim, não tenha pressa em falar e conecte sua oração com a leitura e a meditação na Bíblia.

Como podemos orar diariamente?
Experimente começar o seu dia com leitura da Bíblia e oração, ajustando o ritmo das atividades para reconhecer o Senhor por meio das coisas que acontecem, conversando com ele. Preste atenção nos seus hábitos; há alguns que vão ajudá-lo e outros que vão atrapalhá-lo a desenvolver uma vida de oração e leitura bíblica.
  • Proteja as suas manhãs: evite correr para as redes sociais e encher a mente com imagens e ruídos que não alimentam o coração antes de fazer uma oração.
  • Lembre-se de quem você é: um filho ou uma filha de Deus; lembre que existe um Senhor sustentando toda a realidade em suas mãos agora e que fez o sol nascer de novo; lembre que as misericórdias de Deus se renovam sobre a sua vida a cada novo dia. Então, ainda semiacordado, faça uma oração, entregando o seu dia a Deus e tudo o que vier ao longo dele. Essas verdades serão apreendidas por você à medida que investir mais tempo na leitura da Bíblia.
  • Lembre a você mesmo que você pertence a Deus. Sua vida é dele e a sua graça lhe basta. Então, levante-se e, antes de começar o trabalho, faça a leitura de um trecho da Bíblia (o café e a leitura podem ser feitos com sua família). Há vários planos de leitura bíblica que você pode utilizar. Escolha um deles e leia a Bíblia todos os dias. Assim como você precisa alimentar o corpo todos os dias a fim de ter energia para trabalhar, você precisa também se alimentar da Palavra de Deus todos os dias.
  • Ore, então, pelo que você tem de fazer no dia: trabalhos, desafios, encontros, reuniões, consultas, decisões etc. (Acorde mais cedo se for necessário, e possível, para criar essa rotina.) Ore também à luz do que você leu nas Escrituras; ore aprendendo com o que o Senhor lhe mostrou em sua Palavra, em resposta ao que ele falou com você.
  • Converse com o Senhor ao longo dos acontecimentos do seu dia: fale com ele sobre o que você sente e pensa sobre as coisas, sobre o que lhe traz preocupação; lembre-se do que você leu em sua Palavra de manhã (memorize os versículos). Pequenas conversas rápidas nas quais recebemos aquilo de que precisamos para dar mais um passo. Você não está sozinho!
  • Faça pausas durante o dia: alongue o corpo, tome um café, respire mais fundo e faça uma oração. Evite ocupar esse tempo com as redes sociais.
  • Uma vez por semana, você pode ter um tempo mais longo de leitura bíblica. Leia um trecho pausadamente várias vezes. Fique um tempo em silêncio entre cada leitura. Deixe o texto alcançar camadas mais profundas do seu coração. Preste atenção nas palavras, em quais ideias despertam sentimentos em você. Em seguida, dedique um tempo de meditação ao trecho lido: o que ele diz sobre Deus, como nos ajuda a confiar nele, o que ele nos ensina, como nos confronta e acusa nosso pecado. Então, tenha um tempo de oração. Converse com Deus sobre o que o aflige em relação ao que você leu em sua Palavra. Você pode inclusive escrever sua oração em um caderno ou diário de oração. Este exercício é conhecido como Lectio Divina, a leitura orante das Escrituras.

Que a oração ocorra a partir da consciência de que você está diante de Deus, que se relaciona com você por meio da sua Palavra escrita. Ela está cheia de ensinamentos preciosos e orientações que nos alimentam, nos fortalecem, nos moldam e nos capacitam a andar com Deus. Valorize esse precioso livro e deixe o Espírito Santo conduzi-lo a cada dia nessa estrada.
  • Vanessa Belmonte, pesquisadora e palestrante na área de hospitalidade e vida cristã, é coordenadora dos cursos on-line da ABC2, worker do L’Abri Brasil e membro da Igreja Esperança, em Belo Horizonte, MG.

UM CONVITE À ORAÇÃO | REVISTA ULTIMATO

As orações podem ser expressas na forma de gratidão, súplica, intercessão, adoração, desabafo, confissão, lamento e, até mesmo, indignação – quando pedimos o juízo de Deus sobre os injustos. Há orações que são apenas balbucios de um coração aflito ou um louvor sem palavras. Há também as orações“ordinárias”, em que simplesmente contamos a Deus sobre o nosso dia. Há outras em que lutamos com ele para colocar os fatos e os sentimentos na perspectiva correta. Outras ainda são respostas ao que Deus nos fala.

É disso que trata a
edição 381 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:

» Conhecendo a Deus ao Longo do Ano
» Um Ano com Jesus
» Uma pequena oração para todo o ano
» Oração: a fraqueza da igreja do nosso século

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.