Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Conta-me a velha história: o que há por trás dos hinos cristãos?

Prateleira

O que há por trás das dezenas, centenas, de cânticos que ainda formam gerações de cristãos no Brasil?

A história da criação dos mais belos hinos presentes nas igrejas evangélicas, gravados e regravados há décadas, não pode se perder. “Sonda-me, ó Deus!”, “Noite de paz!”, “Senhor, eu preciso de ti!”, “Que segurança”, “Ao pé da cruz”, “Sossegai!”, “Santo! Santo! Santo!”, “Manso e suave”, são apenas uma amostra da arte e da criatividade, das histórias de lutas e vitórias, dores e alegrias de irmãos nossos do passado, apresentada no segundo volume de Contando e Cantando – Conhecendo as histórias de Hinos Cristãos, da musicista e erudita Henriqueta Braga.

Para o pastor Osmar Ludovico, a igreja pode ser a ponte entre as gerações, entre o antigo e o novo, mas perde quando se torna parecida com um programa de auditório, quando a adoração se torna um evento estimulado sensorialmente. Para ele, a contextualização se tornou uma armadilha na qual a igreja caiu. Na tentativa de se identificar com o mundo ela ficou cada vez mais parecida com ele.

Assim, conhecer a história e reencontrar a letra dos hinos clássicos cantados nas igrejas evangélicas é resgatar não apenas a história da igreja, mas também lembranças da nossa própria caminhada cristã.

Conhecida como a “madrinha dos Salmos e Hinos”, Henriqueta Rosa Fernandes Braga foi a detentora do primeiro diploma universitário de música conferido no Brasil e, depois, doutora em música e professora catedrática de história da música na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Colunista da revista Ultimato por duas décadas, Henriqueta Braga foi também pesquisadora e sua erudição ampliou-se para outras instituições, como o Conservatório Brasileiro de Música, a Escola de Música Villa-Lobos, além de integrar comissões, conselhos e sociedades ligadas à música, dentro e fora do país

Contando e Cantando – Conhecendo as histórias de Hinos Cristãos, volume 1 e volume 2 reúne uma seleção preciosa de hinos clássicos, com a letra e o que há por trás da criação de cada um dos mais de 100 hinos consagrados e cantados nas igrejas evangélicas do Brasil nos últimos 150 anos.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1129 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.