Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Congresso da ALEF reúne mais de 300 pastores e líderes em Natal (RN)

Realizado entre os dias 16 a 19 de outubro em Natal (RN), o Congresso da ALEF (Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão) reuniu mais de 300 pastores e líderes de cinco estados nordestinos, representando cerca de 110 igrejas locais e organizações evangélicas nordestinas. O tema principal “Evangelho Integral – o Evangelho Todo para o Homem Todo em Todas as Comunidades” foi discutido em plenárias, painéis, seminários e pequenos grupos. Uma das marcas do congresso foi o equilíbrio entre teoria e pratica, disponibilizando aos participantes muitas ferramentas e boas práticas para inspirar igrejas a desenvolverem suas próprias iniciativas em suas respectivas comunidades.

A iniciativa teve o apoio da Editora Ultimato, Missão Aliança, Visão Mundial, Igreja do Nazareno em Natal e Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.

Na plenária de abertura o Pr. Antônio Carlos Costa, do Rio de Janeiro, fundador da ONG Rio de Paz, falou sobre “De Lausanne (1974) a Natal (2013): desafios as igrejas para o anuncio e prática do evangelho integral”. Baseando-se no primeiro capitulo da carta aos Efésios, Antonio Carlos enfatizou as marcas de uma igreja verdadeiramente comprometida em viver e anunciar todo o evangelho de Jesus Cristo. “A igreja é a comunidade dos santos no mundo. Se a injustiça social não incomoda a igreja, isso é um escândalo”, ressaltou.

Na manhã da quinta, 17, os preletores da mesa de diálogo “Igrejas que Transformam”, Antônio Carlos Costa, Josemar Bandeira e Antônio Carlos, das Igrejas Presbiteriana da Barra, Cidade Viva e Batista Coqueiral, trouxeram testemunhos práticos de como estão trabalhando para levar o evangelho todo para o homem todo em suas próprias comunidades.

As plenárias ministradas na quinta, sexta e sábado, tendo como preletores Darrow Miller e Bob Moffitt - norte-americanos, fundadores da Disciple Nations Alliance (uma rede que visa inspirar e equipar a igreja nas áreas mais empobrecidas do mundo) e pensadores experientes sobre como causar transformações sociais a partir do evangelho – e Mauricio Cunha, fundador do Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral e có-autor do livro “O Reino entre Nós”, abordaram temas como a essência do evangelho integral, cosmovisão bíblica, nosso alvo: a glória de Deus, Jesus como modelo de crescimento e desenvolvimento, igreja local e missão transformadora: por uma práxis da missão integral e ferramentas para equipar a igreja local a demonstrar o amor de Cristo em sua própria comunidade.

No sábado à tarde os congressistas puderam optar entre os seminários oferecidos no local do congresso e também na Igreja Batista do Alecrim. Alisson Warrol, da Rede Mãos Dadas Nordeste, ministrou sobre “O Evangelho Todo para Toda a Criança: ferramentas para ministrar de modo integral a crianças e adolescentes” e o pastor da Igreja Cidade Viva, Josemar Bandeira, abordou “Desenvolvimento de Líderes na Igreja Local”.

O encontro também contou com outros espaços interativos como os momentos dedicados à discussão em grupos. Estes visavam possibilitar uma melhor absorção dos conteúdos e ferramentas ministeriais aprendidos.

O louvor foi conduzido por grupos locais, entre eles a banda "Os Cabras de Cristo", cujas músicas tipicamente nordestinas deram o tom do congresso. Livraria e estandes de ministérios da região propiciaram o acesso a materiais, contatos e ferramentas diversas para os participantes.

Declaração de Natal
Ao final do congresso, foi elaborado o documento “Declaração de Natal – Redescobrindo o Evangelho Integral para a Igreja Hoje”, contendo os principais temas abordados e compromissos para a Igreja Nordestina. O documento lido na plenária de encerramento por dez líderes oriundos de denominações e contextos diversos, foi aprovado por aclamação por mais de trezentos participantes e teve como seguimento o compromisso dos mesmos em desenvolver reflexão e ações práticas para mobilizar suas próprias comunidades. Algumas das conclusões e compromissos contidos na declaração são:

“O Evangelho integral não é a descoberta de um marco teórico e vazio. Pelo contrário, precisa de nossa prática concreta para desenhar, plantar, cultivar e acompanhar projetos sustentáveis de desenvolvimento da pessoa toda: corpo, alma e espírito em todas as dimensões da vida: física, social, mental, emocional e espiritual. (Lucas 2.52)”.

“O papel da igreja no mundo, precisa de uma cosmovisão ou visão do mundo, que seja baseada no teísmo bíblico (João 17.15-19) e não secular, reducionista, dualista ou animista. Não desacoplada nem conformada com o mundo, mas impactando a transformação do mundo. (Romanos 12.2)”

“A igreja tem a responsabilidade de aprender e desaprender para gerar uma prática transcendente e integral de missão que anuncia, defende e confirma o projeto histórico de redenção divina em todas suas dimensões (criação, rebelião, a missão, a cruz, a tarefa e a volta do Rei). Como foi proclamado desde o Pacto de Lausanne 1974: “Uma igreja que pregue a cruz deve, ela própria, ser marcada pela cruz. Ela torna-se uma pedra de tropeço para a evangelização quando trai o evangelho ou quando lhe falta uma fé viva em Deus, um amor genuíno pelas pessoas, ou uma honestidade escrupulosa em todas as coisas”.

“Nos comprometemos a ser instrumentos de Deus para reposicionar de maneira integral e sem nenhuma omissão, a Grande Comissão de Mateus 28.18-20 que com grande esperança para toda a criação de Deus, nos desafia a: contar com TODA a autoridade que foi dada a Jesus no céu e na terra; Ir e fazer discípulos de TODAS as nações, batizando-os em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a obedecer TODO o Evangelho do Reino de Deus, para a pessoa TODA; Inspirar-nos na promessa de que Jesus está e estará conosco TODOS os dias até a consumação dos séculos.”

Processo
Uma das maiores ênfases do congresso foi proporcionar ferramentas práticas e reflexão profunda para equipar as igrejas locais a levar o evangelho integral às comunidades empobrecidas do Nordeste. “Por isso o congresso foi planejado não como um evento, mas como processo que continua com a aplicação das ferramentas e conteúdos disponibilizados nestes dias por cada igreja”, destaca o missionário Leandro Silva, Presidente da ALEF. “Nossa expectativa é que dezenas de comunidades urbanas e rurais sejam impactadas pelo ministério de igrejas relevantes que apliquem este aprendizado em seu próprio contexto”, afirma Leandro. Nos próximos meses serão disponibilizados novos materiais e ferramentas para auxiliar as igrejas no seu ministério integral. Um dos recursos que já podem ser acessados é o caderno de reflexões, ideal para uso em escolas dominicais, treinamentos de liderança e pequenos grupos, que pode ser baixado sem custos neste link.

Comunhão
O congresso da ALEF foi marcado por grande comunhão entre líderes que servem em diferentes contextos empobrecidos do Nordeste brasileiro, desde grandes bairros urbanos até povoados do sertão. Em comum, o desafio de ser uma igreja relevante em meio à realidade de exclusão social, injustiça, violência e miséria.

A ultima plenária do encontro foi marcada por emoção e comissionamento. A partir do texto de Lucas 19 (a parábola dos talentos), Darrow Miller discorreu sobre “Vida, Trabalho e Vocação”, tema de um de seus livros, enfatizando o chamado de cada cristão para viver uma vida de serviço em sua comunidade e área de atuação a partir das vocações e talentos lhes concedidos por Deus. “Cristo é rei. A Igreja é a embaixada do reino de Deus. Nós somos os embaixadores do Seu reino”. O evento foi encerrado com a celebração da ceia, ministrada pelo Pr. Miguel Arcanjo, titular da Igreja Missão Evangélica Pentecostal do Brasil.

Assista ao vídeo resumo do Congresso
Veja mais fotos do Congresso na página da ALEF no Facebook

Fotos: Alisson Warrol
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1096 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.