Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Como orar em 2019: uma sugestão

Por Linda Martindale

Muitos de nós começamos o ano novo com esperanças e sonhos de mudanças, pessoais e comunitárias, interiores e exteriores, locais e globais, realistas e irrealistas. Eu comecei o ano assim! Uma das áreas que eu quero me desenvolver pessoalmente é a área da intercessão. Eu sinto que é mais fácil ter comunhão com Deus no meu dia-a-dia na medida que eu amadureci na fé, mas eu tinha o hábito de orar – de realmente orar, por mudança, por cura, por situações específicas, por países, por assuntos globais, e pelos meus vizinhos e familiares.
 
Mas aos poucos, com o tempo, você vai se tornando ciente das circunstâncias por trás desses assuntos e eles começam aparentar ser muito mais complexos, se torna muito mais difícil de imaginar alternativas, e as orações não-atendidas ao longo dos anos vão juntando poeira em nossa mente.
 
Mesmo assim, quando eu entrei em 2019 eu desejei mais esperança. Eu orei por uma renovada fé na intervenção de Deus em um mundo quebrantado, que Deus faz vez após vez. Eu lembrei das mudanças que eu testemunhei, e pensei na gratidão diária por pequenos e grandes milagres.
 
Eu pensei em algumas coisas que eu quero lembrar a respeito da oração neste novo ano.
 
Orar com imaginação

Na medida que fui atravessando várias fases na minha jornada de oração e fé, eu descobri que a oração é muito mais divertida quando eu imagino aquilo que eu estou pedindo se tornando realidade, enquanto estou orando por aquilo – uma oração que inclui imaginar aquilo que estamos pedindo e gerando um imagem em nossa mente sobre como isso seria na vida daquela pessoa, daquela comunidade ou daquele país – alinhando isso com o coração de Deus. O professor e pastor Greg Boyd fala sobre como Thiago usa uma palavra – energeo (Grego) tanto para nos mostrar como orar, quanto para explicar o resultado de orar. A oração ‘energizada’ de um justo tem muito poder e resultados energizados. Oração vigorosa traz mudanças. Boyd nos lembra que imaginar a situação pela qual estamos orando como ela pode ser e como desejamos que ela seja, nos ajuda a orar com paixão. Thiago 5:13-18
 
Orar sem cessar

É muito fácil parar de orar quando você não vê os resultados que sonhava ou esperava. Muitos de nós ficamos cansados de orar. Mas somos lembrados a orar sem cessar, em toda e qualquer circunstância. Isso nos lembra que isso não se trata de eu estar ou não estar com vontade de orar, ou se eu já testemunhei Deus magicamente realizar o que eu pedi, isso se trata de fidelidade em pedir a Deus o que eu acredito ser o melhor para este mundo, para aqueles que eu amo, para mim, e sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:16-18 nos lembra a orar sem cessar.
 
Ore com os outros

Nós todos temos momentos de oração com Deus, mas tem alguma coisa a respeito de orar com os outros que reacende o meu coração e me revela mais do coração de Deus, pois o que aflige meu coração e as minhas orações são diferentes do que aflige o coração de outras pessoas e suas orações. E orar com pessoas diferentes de mim amplia a minha visão e aumenta o meu coração por coisas que não estão me afetando diretamente ou coisas a respeito das quais eu não havia pensado, mas que estão extremamente próximas do coração de Deus. Atos 1:14 nos ensina a nos reunir para orar regularmente.
 
Ore com honestidade

Você já orou por coisas que você acha que deveria estar no seu coração ou fazer parte da sua oração, mas na verdade aquilo que está no seu coração é completamente diferente? Deus consegue dar conta da nossa honestidade, e aquilo que está realmente em nossos corações nos vai trazer mais próximos do coração de Deus na medida que nos abrimos e compartilhamos nossos fardos com ele e uns com os outros. Deus sabe o que está verdadeiramente em meu coração. Eu amo como o salmista clama a Deus em honestidade e vulnerabilidade.
 
Ore por coisas que quebram o seu coração

A realidade do nosso mundo quebrado, e do sofrimento que afeta muitos que vivem nele todos os dias, pode ser insuportável. Quando sabemos que o que está acontecendo não é o melhor que Deus tem planejado para seus filhos, para sua terra, para sua criação, se torna mais fácil clamar a Deus em prol de tudo isso, em vez de carregar esse fardo sozinhos. Muitas noites eu já me deitei com o coração quebrantado, pedindo a Deus que cure, restaure e mude as coisas que pesam o meu coração. Isso me dá mais paz. Eu sei que oração é para os outros, mas também é para mim – me ajudando a navegar em um mundo cruel e lindo que sofre, com mais coragem, mais resiliência e com uma paz mais profunda, sabendo que Ele que tudo vê está restaurando todas as coisas, e nós podemos fazer parte disso.
 
Dito tudo isso, vamos orar ... 
 

• Linda Martindale é jornalista, escritora e editora. 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.