Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Christian Vision (CV): ferramentas e capacitação para comunicar o evangelho

Por Lucas Meloni
 
Segundo o levantamento “Global Overview Report”, da gigante da área de consultoria de estratégias digitais Kepios, o brasileiro gastou, em média, 5h28m, por dia, na internet (via celular) em 2022. O Brasil ocupa o segundo lugar em um ranking com os 50 países mais conectados à grande rede. A medalha de ouro no acesso ficou com Filipinas, onde a população navegou, em geral, por 5h31m, apenas três minutos a mais que os brasileiros.
 
O levantamento evidencia o quanto os conteúdos digitais ocupam a atenção das pessoas. São muitas vozes tentando comunicar algo e chamar a atenção para os seus olhos. Diante deste fenômeno, organizações têm investido recursos para estabelecer ferramentas e uma cultura missional que dialogue com a era digital. Uma delas é a Christian Vision (CV) Brasil, que integra a CV Global. 
 
A CV é um ministério global que busca apresentar Cristo às pessoas por meio de ferramentas e diferentes projetos que vão além de ideias doutrinárias. A organização tem como uma das suas principais marcas trabalhar a capacitação da igreja para que ela saiba, de forma eficaz, cumprir o chamado de anunciar o amor de Jesus a quem ainda não o conhece. 
 
Em entrevista ao programa “Missão Notícia”, da RTM Brasil, Lucas Murback, gerente de Comunidades da CV Brasil, falou sobre a forma de atuação da organização. “A gente trabalha com diferentes plataformas e isso nos traz uma variedade de público. Trabalhamos desde o jovem, com o yesHEis, uma plataforma evangelística construída e voltada para a juventude, até o CV Outreach, uma ferramenta também de evangelismo digital, mas com foco na igreja. É uma plataforma de conexão entre igrejas e as pessoas que buscam por respostas e têm dilemas sobre a vida e a fé”, disse (ouça a série de entrevistas sobre a CV no MN pelo site rtmbrasil.org.br). 
 
Dentre os variados públicos com os quais a CV trabalha, os jovens representam um grande desafio. São eles os principais consumidores de conteúdo em tela. Eles que passam boa parte do tempo com o celular na mão. Um outro fenômeno chama ainda mais a atenção: são eles que mais se declaram “desprendidos” da fé. Uma série de pesquisas do Instituto Datafolha realizadas no ano passado apontava para uma tendência há tempos observada por quem trabalha com missões urbanas: o número de jovens que se consideram “sem religião” cresce em larga escala, nos principais centros do país. Em São Paulo, 30% do público com idades entre 16 e 24 anos afirmaram não seguir nenhuma religião. Os evangélicos eram 27% e os católicos eram 24%. No Rio de Janeiro, os “sem religião” eram 34%, enquanto os evangélicos somavam 32% e os católicos apenas 17%.
 
Segundo alguns especialistas consultados por reportagens que repercutiram esses dados, as causas podem ser variadas, mas refletem, sobretudo, uma coisa em comum: o jovem quer encontrar o seu espaço / lugar na sociedade atual. Isso motiva, muitas vezes, a ir na contramão da religião vivida pelos avós ou pelos pais, mesmo que isso só consiga acontecer quando chega à universidade (vida adulta, com independência financeira e mais interações sociais).

 
yesHEis
O yesHEis é um dos trabalhos mais difundidos da CV. Além de um site e de uma newsletter com informações relacionadas à iniciativa, a CV mantém um canal específico do yesHEis no YouTube. O número de seguidores é alto. São 148 mil inscritos no canal. Por lá, o público encontra séries de vídeos com temáticas como “Amor e Relacionamentos”, “Depressão e Ansiedade”, “Sentido da Vida” e “Aprenda a Compartilhar Jesus”, entre outras playlists.
 
O material é muito recomendado para o trabalho com jovens e pode ser usado em pequenos grupos de estudo com universitários, por exemplo. Acesse o conteúdo por aqui.
 
CV Resources 
O CV Resources é uma iniciativa da organização que busca fornecer uma ampla biblioteca de vídeos e recursos para que sejam usados pelas igrejas com foco evangelístico. A plataforma reflete a decisão estratégica da CV de investir no evangelismo digital e na capacitação. Ao fazer um rápido cadastro, a pessoa tem acesso a vídeos em várias línguas. Em português (Brasil), o catálogo conta com 187 vídeos.

Dentre as principais temáticas estão a importância da oração, quem é Jesus, o que aprendemos com Jesus à luz dos evangelhos, história dos personagens bíblicos, orientações para tempo devocional, entre outras. Confira em detalhes aqui.
 
CV Outreach
Além de capacitar e munir quem deseja trabalhar com evangelismo, é fundamental conectar. Para isso, a CV criou a iniciativa Outreach. A ideia consiste em compartilhar a mensagem de esperança por meio das mídias digitais de forma acessível e contextualizada. A partir da interação do público, se surgirem dúvidas, elas são encaminhadas a igrejas locais próximas de quem fez a pergunta. Esta ação busca evidenciar a importância de fazer parte de uma comunidade. 

Além disso, o site do CV Outreach conta com uma página no Instagram com assuntos variados que podem ser conferidos aqui.
 
Newsletter CV Resources Brasil
Outra forma de trabalho da CV é com newsletter. Para manter o público atualizado sobre iniciativas e trabalho no Brasil, a organização conta com a newsletter CV Resources Brasil. É possível se inscrever para receber mensalmente o conteúdo neste link
 
  • Lucas Meloni é jornalista

REVISTA ULTIMATO | MAMOM VERSUS DEUS
 
Ao todo, Jesus contou 38 parábolas. Mais de um terço delas trata de assuntos ligados a posses e riquezas. Há cerca de quinhentos versículos sobre oração na Bíblia. Sobre dinheiro e posses são mais de 2.300.

As Escrituras se ocupam desse assunto porque ele é crucial para a fé. Trata-se de onde colocamos nossos afetos e a quem seguimos. Jesus adverte: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6.21).

É disso que trata a matéria de capa da edição 402 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Ontem Esponja, Amanhã Peneira, Marcos Botelho e Victor Fontana 
» ChatGPT: o que é e os desafios para o cristão, Tiago Garros e Fernando Pasquini

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.