Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Billy Graham: Mais do que conselheiro de presidentes

Por William Lane

Billy Graham evoca tipicamente duas reações entre líderes evangélicos brasileiros e latino americanos.

De um lado, um profundo respeito e admiração por seu legado de integridade pessoal como evangelista e influente líder evangélico. Nos anos 1980 quando houve escândalos com diversos televangelistas norte-americanos, a credibilidade de Billy Graham e sua organização não foi abalada e algo que se dizia é que ele sempre tinha a quem prestar contas.

Por outro lado, Billy Graham é também lembrado com reservas por alguns não só por seu conservadorismo, mas principalmente pelo conservadorismo que ele e a sua organização agregam e representam no cenário evangélico internacional.

É preciso dizer também que, por sua paixão por Jesus Cristo e pela evangelização, Billy Graham sempre esteve à frente de iniciativas e movimentos que promovessem a evangelização e a capacitação de líderes e da igreja para cumprir o mandato de Jesus.

Mas a contribuição de Billy Graham e sua organização vai muito além disso. Ele esteve por trás de importantes e influentes congressos e conferências do século 20, alguns dos quais continuam tendo profundo impacto no modo como entendemos a missão. O rumo que alguns desses congressos tomaram extrapolaram em muito as pretensões iniciais e desencadearam verdadeiros movimentos missiológicos e teológicos. A impressão geral que se tem é que em vez de controlá-los Billy Graham e sua organização deixaram essas iniciativas seguirem seu curso próprio.

Ele esteve por trás juntamente com Carl Henry (Christianity Today) da organização do Congresso Internacional de Evangelização de Berlim em 1966. Foi também como fruto desse Congresso que a Associação Evangelística Billy Graham promoveu e patrocinou o primeiro Congresso Latino Americano de Evangelização em 1969 em Bogotá, Colômbia. A partir desse congresso líderes latino americanos viram a necessidade de formar um fórum teológico na América Latina para assumir protagonismo no debate teológico e missiológico. Foi daí então que se criou a Fraternidade Teológica Latino Americana que promoveu outros quatro CLADE’s.

Billy Graham também esteve por trás da idealização do primeiro Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial, em 1974, em Lausanne, Suíça, dando origem ao Movimento Lausanne, o qual continua tendo significativa influência para a igreja evangélica na América Latina. Posteriormente, na década de 1980 a organização de Billy Graham também promoveu congressos para evangelistas leigos em Amsterdam, Holanda.

Apesar de ser lembrado por sua figura emblemática como evangelista de massas e seu papel institucional como conselheiro da Casa Branca, Billy Graham teve um papel significativo em iniciativas internacionais que dão fruto até os dias de hoje e cujos princípios nos afetam mais do que imaginamos ou estamos prontos a admitir.

Imagens: Na home, Billy Graham e o presidente John F. Kennedy; acima, com o presidente Richard Nixon; e, ao lado, com os presidentes George Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter, além do seu filho Frank Graham.
Fonte:
Associação Evangelística Billy Graham

Leia Também:
> Um tributo a Billy Graham - primeiro obreiro de tempo integral da MPC, por Marcelo Gualberto
> Quem não orou em frente à televisão ouvindo Billy Graham?, por Timóteo Carriker
> Billy Graham (1918 - 2018). Morre o pastor dos Estados Unidos

Pastor presbiteriano, doutor em Antigo Testamento e professor acadêmico da Faculdade Teológica Sul-Americana, em Londrina (PR).
  • Textos publicados: 35 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.