Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Associação missionária comemora seus 55 anos com inovação tecnológica

Por Clayton Rucaly

Quem passa pela região residencial ao sul de Curitiba não imagina que naquele lugar se encontra uma associação cristã que há 55 anos têm feito programas de rádio visando os povos não-alcançados pelo Evangelho. O grupo, Hoje Cristo Jesus Bendiz (HCJB), apesar de discreto, está engajado em sua mais nova missão, que é usar a tecnologia dos celulares para levar as boas novas aos povos ribeirinhos, indígenas, sertanejos e pessoas de áreas rurais isoladas.

Victor Arndt é um dos fundadores da associação no Brasil e um dos membros mais antigos, ele explica a novidade e fala como ela está sendo benéfica para o campo missionário: “Nosso trabalho não é focado nas pessoas das cidades que têm acesso fácil a internet, e sim nas pessoas do campo e de comunidades em meio às florestas, que em muitos casos têm celulares, mesmo que seja simples. O que decidimos fazer para alcançá-las foi adquirir cartões de memórias para celulares, enchê-los com nossos programas e estudos bíblicos e por meio dos missionários enviar até nosso público”, esclarece Victor.

Francisco Wiens, atual presidente da associação, explica que todos os cartões de memórias são doados por igrejas nos Estados Unidos que veem potencial na missão da HCJB. Enquanto isso, na sede da entidade, há uma equipe de técnicos, seminaristas, pastores e voluntários produzindo centenas de programas e estudos bíblicos para serem colocados nos cartões. “São programas para a família, crianças, estudos bíblicos direcionados, evangelísticos, tudo isso pensando no nosso público que muitas vezes têm dificuldade na leitura ou são analfabetos funcionais, mas ainda assim, tem sede de Cristo e estão dispostos a ouvir a Palavra”, conta Francisco.

Impacto do trabalho evangelístico
Francisco e sua equipe comemoram, pois, nesses 55 anos de atuação, milhares de pessoas foram atendidas em todo o Brasil e com a inovação há expectativa que mais vidas sejam impactadas: “Até o momento já foram distribuídos sete mil cartões com material evangelístico. Há relatos de algumas esposas que afirmam que seus maridos trabalham no campo durante o dia, e que fazem todo o trajeto ouvindo os programas produzidos por nós e com o tempo elas veem em seus cônjuges mudanças de hábito, desejo por saber mais do Evangelho e transformação de vida”.

A história da HCJB
A HCJB faz parte de uma rede missionária norte-americana com base no Colorado, seu principal objetivo é levar o Evangelho de Cristo através do ouvir. Na América do Sul, sua sede principal ficava em Quito, capital do Equador. Lá, eram produzidos e transmitidos programas para todos os povos dos Andes, Amazônia e Brasil. A transmissão era feita em diversos idiomas.

“Trabalhei em Quito por dois anos e nesse período eu fazia programas em português pensando em todo os ouvintes brasileiros. Foram anos de muito aprendizado. No entanto, com o término do meu trabalho foi me dito que eles queriam descentralizar as ações na capital equatoriana e assim, fui responsável por construir uma filial aqui em Curitiba. Assim, nascia a HCJB no Brasil”, lembra Victor.

No Brasil, a HCJB adquiriu uma identidade diferente. Ao invés de se tornar uma rádio com transmissão ao vivo ela passou a produzir programas que enviavam diariamente a sede, em Quito, e lá eles divulgavam para todo o público e têm sido assim desde então.

Atualmente, a HCJB produz programas em formato de podcast que disponibiliza na internet pelo portal hjcb.com.br e com a inovação ela está colocando seu material nós cartões de memórias e enviando para as pessoas e comunidades ainda não atingidas.

No mês de setembro, Ultimato firmou uma parceria com HCJB com vistas à reprodução de artigos publicados na revista Ultimato em programa de rádio que será distribuído gratuitamente por rádios locais, web rádios e em cartões de memória.

Para saber mais do trabalho de HCJB, clique aqui.

Leia mais:
» “A internet resgatou nossos ouvintes”

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.