Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Ação humanitária da Convenção Batista Mineira leva esperança a municípios mineiros atingidos pelas chuvas

Por Ilimani Rodrigues e Katia Brito

Janeiro de 2020, o rio São João segue seu curso, há anos está ali, cortando a cidade de Espera Feliz, na Zona da Mata, em Minas Gerais. Para o senhor Daniel, morador da Vila Modesto, bem como para a maioria da população da cidade, a convivência com o rio sempre foi harmônica. Entretanto, na última semana do mês de janeiro algo mudou esta relação: a chegada das chuvas. O rio transbordou e rapidamente arrastou consigo casas, comércios e espaços públicos. Em meio ao concreto, histórias e memórias de famílias e vidas que já não podem habitar seus lares, por estes já não existirem ou estarem ameaçados de cair.

Compreendendo sua missão de socorrer e salvar vidas, atuando de forma emergencial em situações de calamidade pública, a Convenção Batista Mineira (CBM) mobilizou igrejas, associações e irmãos batistas de todo estado para servir nas cidades mais devastadas pelas chuvas: Espera Feliz, Manhumirim, Carangola, Caparaó, Alto Caparaó, Raposos, Abre Campo, Matipó e Alto Jequitibá. Por meio de sua gerência de Ação Social, a CBM atua coordenando ações junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos municípios para averiguar as necessidades e estabelecer planos de ação para os voluntários. Estes, por sua vez, têm se dividido entre a realização de limpeza das casas, separação das doações e preparação de cestas básicas, e servindo nas lavanderias montadas em Espera Feliz e Raposos, que lavam roupas doadas e as de uso pessoal da população. Em Belo Horizonte, local onde se concentram as doações, há vários voluntários carregando caminhões que se dirigem às cidades levando roupas, alimentos, materiais de higiene pessoal dentre outros. Vale ressaltar que o Projeto Saúde na Estrada está em Espera Feliz, prestando atendimentos básicos de saúde, auxílio médico, psicológico e odontológico à população. Estima-se que 78% da cidade foi invadida pelas enchentes causadas pelas chuvas.

Para Doroti Campos, gerente de ação social da CBM, e que tem em sua bagagem as experiências de ações humanitárias em Barra Longa e Brumadinho, o cenário que encontrou em Espera Feliz foi desolador. “As chuvas deixaram a cidade em estado de guerra, um quadro pior do que encontrei nos municípios de Barra Longa e Brumadinho, ambos após rompimento de barragens!”. As igrejas que costumam ser um lugar de refúgio para abrigar as pessoas que perderam tudo, também estão repletas de lama e estruturalmente danificadas, situação inédita na vida do pastor Sinésio Vilaça da Silva, da Primeira Igreja Batista Espera Feliz: “Tenho 50 anos de estrada com Cristo e nunca enfrentei nada igual. A cidade foi toda alagada, muitas casas caíram, comércios destruídos e todas as igrejas enfrentam problemas. Aguardamos a manifestação dos irmãos para nos ajudar”. 

Além das necessidades físicas, a Convenção Batista Mineira busca suprir as necessidades emocionais e espirituais de quem perdeu não apenas bens materiais, mas sobretudo pessoas amadas nesta tragédia. Em Raposos, onde está estabelecida outra base do trabalho da CBM, os voluntários estão limpando a cidade, lavando as roupas dos moradores e principalmente ouvindo, orando e abraçando a todos. “São mais de 1 mil desalojados, pessoas com quem estamos orando, realizando visitas e assistindo suas necessidades. O que mais me impressionou foi ver, próximo ao rio que corta a cidade, muitas famílias que perderam tudo. Onde antes havia casas e famílias reunidas, resta apenas lama e lixo”, disse o pastor Vanoir Torres, Gerente de Missões Estaduais da CBM. 

As ações realizadas até aqui fazem parte dos planos de ação da Convenção Batista Mineira, que tem atuado nas principais crises humanitárias ocorridas em Minas Gerais. De acordo com o pastor Marcio Santos, diretor-executivo da CBM, a ação é parte importante na pregação do Evangelho, sobrepondo as palavras. “Neste momento difícil, as palavras são comedidas, mas as ações falam alto ao coração destas pessoas sofridas, enlutadas e sem esperança. O povo batista mineiro está desenvolvendo um trabalho notável, fazendo diferença na vida das pessoas atingidas pelas chuvas e isso, enche o nosso coração de alegria!”.

Serviço
Saiba como ajudar as cidades de Minas Gerais atingidas pelas chuvas acessando o site da Convenção Batista Mineira (CBM).

Fotos: Convenção Batista Mineira

Leia mais:
» Projeto “Saúde na Estrada” atenderá população do interior de Minas Gerais

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.