Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A inquisição da Barbie?

Por Lidice Meyer Pinto Ribeiro

Lançado recentemente, o filme Barbie conta uma história baseada em uma boneca muito conhecida. Qual menina nascida após a década de 80 não possuiu em sua casa uma ou mais Barbies e/ou suas réplicas chinesas? O enredo do filme é divertido, colorido, bem construído sobre uma fábula de uma boneca que quer ser gente (lembra Pinóquio), com bons atores e uma produção de primeira qualidade. Uma fórmula de sucesso para conquistar público e aumentar as vendas da boneca. Não me surpreende que a Warner Bros. Discovery tenha investido um orçamento de mais de 480 milhões de reais em sua produção e marketing.

O que me assusta é o marketing gratuito que tem sido feito nas redes sociais de evangélicos em todo o país. Uma discussão acirrada tem se levantado com alguns na defesa e outros no ataque ao filme e, suspeito que ambos os lados nem o tenham assistido. Não é a primeira polêmica evangélica em torno de um filme que supostamente vem corromper valores cristãos familiares. Há bem pouco tempo as séries de filmes Nárnia e Senhor dos Anéis sofreram o mesmo embate, apesar de serem criadas sobre a obra de dois autores cristãos.

Parece que alguns pais têm se esquecido que quem educa não é o cinema, a TV ou a internet. Quem educa um filho são os pais! Não será um filme de cinema que mudará isto. Não é possível blindar nossos filhos sob uma redoma intransponível. Eles vivem e convivem com os mais diferentes estímulos e ideias. Cabe aos pais a difícil, mas também sagrada, tarefa de orientá-los e trazê-los de volta ao prumo quando se torna necessário (Jo 17.15).



Diante de tanta comoção causada pelo filme Barbie nas igrejas evangélicas, qual caminho você vai seguir com seus filhos: Demonizar o filme, queimar a boneca e ampliar suas orações de esconjuro: “Queima, Senhor!”? Ou, com sabedoria e oração, como fez o Apóstolo Paulo, ver neste filme um tipo de “altar ao deus desconhecido” (At 17) no grande Areópago de Hollywood, que pode e deve ser aproveitado para uma boa conversa de pais e filhos sobre assuntos atuais e importantes em seus cotidianos, sob a luz da Palavra?

Sinceramente, eu escolho a segunda opção. E ainda convidaria a Barbie para participar da conversa.

REVISTA ULTIMATO | MAMOM VERSUS DEUS
 
Ao todo, Jesus contou 38 parábolas. Mais de um terço delas trata de assuntos ligados a posses e riquezas. Há cerca de quinhentos versículos sobre oração na Bíblia. Sobre dinheiro e posses são mais de 2.300.

As Escrituras se ocupam desse assunto porque ele é crucial para a fé. Trata-se de onde colocamos nossos afetos e a quem seguimos. Jesus adverte: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6.21).

É disso que trata a matéria de capa da edição 402 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Engolidos Pela Cultura Pop – Arte, mídia, e consumo: uma abordagem cristã, Steve Turner
» Cinema e Fé Cristã – Vendo filmes com sabedoria e discernimento, Brian Godawa
» A liberdade cristã na era digital
» Educar crianças na era digital
Lidice Meyer P. Ribeiro é doutora em Antropologia e professora na Universidade Lusófona, Portugal.
  • Textos publicados: 25 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.