Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

A compulsão é um transtorno de saúde, um vício ou é um pecado mesmo?

A resposta não é simples. Não é por outra razão que a edição 352 da revista Ultimato, a primeira de 2015, buscou ajuda de dois conhecidos profissionais na área de saúde mental, ambos fundadores do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) que, além de competentes, são cristãos sérios: o psiquiatra e doutor em psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP), Uriel Heckert; e, Zenon Lotufo Júnior, professor no curso de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

A realidade da compulsão é que o compulsivo sofre o tempo todo. Sofre muito enquanto não satisfaz a sua compulsão e sofre muito depois de satisfazê-la. Antes, sente-se infeliz por não ter satisfeito o seu desejo. Depois, sente-se infeliz por ter satisfeito o seu desejo e experimentado mais um fracasso, mais uma recaída.

Ultimato também ouviu a psicóloga clínica Elsy Carvalho, para quem “nós nunca nos recuperamos do trauma mais antigo: nossa expulsão do jardim do Éden. Há sempre uma história de traumas por trás de tudo. Trauma e pecado caminham juntos”.

Além disso, Ultimato aponta algumas providências indispensáveis para a igreja e a família dos que sofrem, e aborda especificamente a “proximidade da compulsão com a pecaminosidade latente” e a compulsão pela tecnologia.

A edição 352 comemora 47 anos de circulação ininterrupta da revista. E vem com novidades: um novo projeto gráfico, a seção “Contraponto”, a cargo do pastor Ariovaldo Ramos e as seções “Entrevista” e “Reportagem” que estarão presentes em todas as edições do ano. Entre outras.

Confira abaixo o Sumário da primeira edição de 2015:


 

Fique à vontade para, após a leitura da revista, enviar seus comentários para a redação da Ultimato. E-mail: cartas@ultimato.com.br

Boa leitura!
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1221 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.