Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Visão além do alcance

(2 Reis 6:8-17)

Quando adolescente gostava de assistir ao desenho dos Thunder Cats. Nele, Lion, o líder do grupo, tinha uma espada que lhe dava visão além do alcance. Assim, se um inimigo atacasse sua fortaleza, ou se um dos seus companheiros estivesse em apuros, ele via através da espada e podia se defender ou prestar socorro. A Bíblia é a espada que nos dá visão além do alcance.

Visão além do alcance por meio da fé
Hb 11:1 define assim a fé. "Fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver" (NTLH). Acrescento, não podemos ver com a visão natural, mas podemos ver com a visão espiritual.

A fé é a poderosa lente que nos capacita a ver além, a enxergar aquilo que a visão natural não nos permite ver.

Visão natural versus visão espiritual
a. A visão humana do servo de Eliseu. Com a visão natural ele vê o exército inimigo e um grande problema. Fica assustado, desesperado, sem saída.

b. A visão espiritual de Eliseu. Com a visão espiritual ele vê o exército de anjos, prontos para pelejar. Esta visão lhe trás paz, segurança, coragem, vitória.

Qual é a sua visão? Ore como Eliseu orou por seu servo, e peça ao Senhor para que abra a sua visão, assim seu foco vai mudar: do inimigo que te cerca, para o Senhor que te protege.

Contrastando as visões
a. O povo de Israel quando saía do Egito olhou para trás: viu o exército de Faraó enfurecido; olhou para os lados: viu as grandes montanhas; olhou para frente: viu o agitado mar, então pensaram ser o fim. Entretanto Moisés olhou e viu um caminho sendo aberto por Deus no meio do mar.

b. No deserto Deus mandou Moisés enviar doze espias para avaliarem a terra que iriam conquistar (Nm 13 e 14). Após quarenta dias eles voltam trazendo dois relatórios. Dez deles relatam ter visto gigantes e a impossibilidade de conquistar a terra, e levam o povo a murmurar contra Deus. Em conseqüência, todos são condenados a peregrinar pelo deserto por quarenta anos, até morrer, sem entrar na Terra Prometida. Mas dois deles, Josué e Calebe, relatam algo diferente. Eles viram uma terra maravilhosa, com frutos enormes que daria para alimentar o povo. Tinham certeza de que os gigantes eram pequenos diante do seu Deus. Por conta desta visão, foram os únicos dos que saíram do Egito, a entrar na Terra Prometida.

c. O exército de Israel via um gigante a lhes desafiar e aterrorizar. Davi via a oportunidade de glorificar a Deus e derrotar um gigante (1 Sm 17:45-47).

d. Os discípulos de Jesus viam uma multidão faminta, uns trocados na bolsa e alguns pães e peixes. Jesus via uma grande oportunidade de alimentar uma multidão.

Porque pessoas olham na mesma direção e vêem coisas diferentes? Porque lhes falta a visão espiritual. Todos os grandes homens de Deus tinham visão espiritual.

O Senhor pode abrir sua visão
É possível ser discípulo de Jesus e não enxergar as realidades espirituais. Conta-nos Lucas que dois discípulos seguiam pelo caminho de Emaús, cabisbaixos, tristes, derrotados (24:13-32). A morte de Jesus os consumia, ainda que ele já tivesse ressuscitado como prometera. Jesus aparece e começa a caminhar com eles. Tão cegos estavam que não o reconheceram, e continuaram cabisbaixos, tristes, derrotados.

É possível caminhar com Jesus sem lhe reconhecer, e prosseguir triste, derrotado, centrado nos problemas, vencido pelas circunstâncias. Quando a cegueira espiritual é grande a presença do Senhor não trás alegria.

Jesus precisou abrir os olhos daqueles discípulos para que lhe reconhecessem (v. 31). Então, finalmente, viram que ele havia ressuscitado e ficaram felizes, entusiasmados, com o coração abrasado.

Você necessita ter os olhos espirituais abertos para contemplar o Senhor que caminha ao seu lado? Para ver que ele te carrega no colo nas horas difíceis? O Senhor que tirou a visão humana dos soldados sírios e abriu a visão espiritual do servo de Eliseu, pode abrir a sua visão e te dar visão espiritual.

Quem sabe você está vendo em casa um filho drogado, dívidas, desemprego, enfermidade, um pequeno salário. Quem sabe está vendo uma pequena igreja, um ministério infrutífero. Mas é isso que o Senhor está vendo? É isso que ele quer que você veja?

Peça àquele que abriu os olhos do servo de Eliseu e dos discípulos no caminho de Emaús para te dar a visão além do alcance, a visão espiritual. Esta visão faz mudar o seu foco, faz você ver além das circunstâncias e ser um vencedor.
*****

Formado em Teologia e Contabilidade. É acadêmico de Direito e autor dos livros “4 Homens e um Segredo”, “Milagres - como alcançá-los” e “Aprenda orar com Jesus”. Faz parte da liderança da Igreja Batista Memorial no Bairro Industrial em Contagem/MG.
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 21 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.