Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Verdade Inconveniente, o filme

Tive oportunidade de assistir à pré-estréia do filme "Verdade Inconveniente", cuja projeção nos cinemas se iniciará amanhã. Aconselho vivamente que vejam esta obra e que a recomendem ao maior número de pessoas. Reproduzo o testemunho dado no local pelo Secretário de Estado do Ambiente, membro do Governo português encarregado de acompanhar a agenda das mudanças climáticas: "Já conhecia esta informação mas não tinha a noção da rapidez com que a situação evolui." É verdadeiramente assustador! Al Gore, o ex-Vice-Presidente e candidato presidencial norte-americano, autor e apresentador do documentário, confronta-nos com dados científicos incontestáveis e aponta para uma janela muito reduzida de intervenção - talvez menos de 10 anos - antes da sobrevivência da nossa civilização ser posta em causa.

Como cristão, vi o filme com choque e com tristeza. Saber da destruição é uma coisa, vê-la é outra! Além disso, é a criação de Deus, que Ele próprio considerou como "muito boa", que é assim tratada. E é assim tratada por nós, a quem Ele deu a responsabilidade de cuidar dela e administrá-la. De fato, a terra é do Senhor e tudo o que nela existe, não nossa. É, pois, a Sua propriedade que nós destruímos e, ao fazê-lo, destruímos os sinais da Sua obra que, conjuntamente com as Escrituras, O revelam e nos aproximam d'Ele. Além disso, esta destruição implica o sofrimento na criação, que geme aguardando...e implica também um crescimento galopante da injustiça que deixa muitos cada vez mais pobres e afetados no seu dia-a-dia. Este filme fala-nos como um profeta que nos confronta com o nosso pecado original e nos chama ao arrependimento e à transformação.

Receio que muitos cristãos não estejam minimamente interessados neste filme nem na sua temática, devido à sua fraca teologia e à deficiente cosmovisão cristã. Infelizmente há alguma razão dos que apontam a cristandade como parte deste problema... Mas para mim, este filme é uma chamada à fé e esperança em Deus, que criou e que sustenta a criação, cada dia com misericórdia renovada. É também um incentivo à renovação do meu compromisso com Cristo e com a Sua igreja, no sentido de anunciar e demonstrar as boas novas de que o Seu reino está aí, uma nova criação está a acontecer na nossa geração e que se completará com a vinda do Senhor. Este filme é ainda uma excelente oportunidade para eu partilhar com muitos concidadãos uma preocupação comum, convidando-os a considerarem a verdadeira natureza do problema: mais do que uma questão técnica ou política, as alterações climáticas, o aquecimento global, a redução drástica da biodiversidade e a pobreza e sofrimento humano que produzem são, acima de tudo, uma questão moral e espiritual.

Sugiro que se façam novas excursões aos cinemas, em grupo, convidando amigos a acompanhar-nos. Mas não os convidemos para lhes apresentar alguma mensagem triunfalista - afinal, este mundo chegou ao estado em que está tendo no poder dos países e empresas mais poderosas pessoas que se apresentam como cristãs. Nem tenhamos como maior preocupação usar o filme para fazer recrutamento de novos membros, pessoas que encham as nossas lojas, garagens e armazéns, gente que fala de boas novas mas que raramente são boas novas na nossa sociedade. Antes, mobilizemo-nos para ir ver esta Verdade Inconveniente e considerarmos, conjuntamente, a nossa responsabilidade, clamarmos ao Senhor e buscarmos aprofundar a mudança de vida como discípulos e testemunhas de Cristo na nossa geração. E, já agora, visitem o sítio internet d'A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente, uma organização missionária que Deus fez nascer em Portugal e que O anuncia, diariamente, através do conhecimento e cuidado da criação em mais de 16 países. Ore pela A Rocha, torne-se membro, apóie em oração, donativos e trabalho voluntário.

Alfredo Abreu
Assessor
A Rocha Portugal
Viçosa - MG
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.