Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Hora de insistir

Vida cristã não é certificado de imunidade ou de isenção contra dissabores, contra lutas, contra problemas, quiçá contra enfermidades, tenho afirmado em outras oportunidades quer em conversas, quer em artigos, quer em meus livros.

Há que se mencionar que a Escritura Sagrada, a Bíblia, nos assegura que "Deus faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos" (Mt 5. 45b).

Todos nós passamos por momentos de preocupações, de dissabores, quiçá até de dores e sofrimentos; o Senhor Jesus nos alertou sobre isso, quando disse: "No mundo passais por aflições; tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16. 33).

"Quando oramos nos momentos críticos da nossa vida descobrimos que a oração é a alavanca que remove os obstáculos que se opõem a uma vida de tranquilidade e paz" (João Garcia - Devocionário Boa Semente).

Afirma a Palavra de Deus que "muito pode, por sua eficácia, a oração do justo" ao dizer: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tg 5. 16).

Orienta-nos ainda, a Palavra de Deus, a "Orar sem cessar" (I Ts 5. 17) – orar sem cessar é orar sempre, mas é também insistir, ou seja, não desistir quando a resposta nos parece demorada; há que se lembrar que o nosso tempo não é o tempo de Deus.

Tudo tem o seu tempo foi o meu primeiro livro, em 2001, tendo como base o texto de Eclesiastes 3. 1-8, que inicia dizendo "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu."

Orar sempre [sem cessar] não é orar ao acordar, ao deitar, à mesa de refeições, tão somente; já mencionei que devemos orar em casa, no trabalho, na escola, na rua, na condução, no trânsito etc., ou seja, em todas e quaisquer situações, quer sejam boas, quer não.

Creio que orar sem cessar é a atitude correta que devemos adotar não apenas por ser uma orientação da Palavra de Deus, mas por nos trazer constante certeza de que estamos em comunhão com Ele; porque sabemos que dele dependemos, porque o amamos, e essa nossa submissão deve ser em oração e em ação, isto é, tudo o que fizermos, devemos fazer para a glória de Deus.

Tudo fazer para a glória de Deus é o que Ele nos ensina: "Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (I Co 10. 31).

Deus nos criou para sermos felizes pois quer o nosso bem; estou convicto de que Ele ama essa comunhão conosco e que está atento às nossas orações.

O Senhor quer que tenhamos vida e vida em abundância, ou seja, em longevidade e qualidade; é desejo dele que devemos em qualquer tempo, em qualquer lugar, procurar a sua ajuda, buscar a sua orientação em oração, ou seja insistentemente - é o orai sem cessar.

Importante, também, é que estejamos em comunhão permanente com os demais irmãos em Cristo, orando uns pelos outros, o que deve ser costume entre os seguidores de Jesus, pois trata-se de obediência a Deus, que assim aconselhou, no texto acima enunciado.

Essa comunhão/dependência uns dos outros, no amor e na graça de Deus, dá segurança, dá alegria de poder não só ajudar aos que necessitam de suporte, mas também de poder contar com esse consolo nos momentos difíceis.

"Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4. 1-3).

Tenho dito que esse "suportando-vos uns aos outros" não é apenas tolerar o nosso próximo, mas dar-lhe suporte, sobretudo em oração, sem cessar, insistentemente.

Quando passei por um deserto, há quase três décadas, foi gratificante perceber que, durante todos os momentos, recebi contatos [telefonemas, e-mails e visitas] carinhosos de pessoas amadas e que me amam; familiares e amigos estavam orando a meu favor e, ainda, se disponibilizavam para uma ajuda que sempre é benvinda por mais simples que possa ser.

Muitos anos se passaram, bem como os momentos nebulosos, mas a atenção, o carinho, o cuidado e o amor não cessaram, prova do amor de Deus nos corações.

Amo e sou grato por estar na dependência de Deus e agradeço por estar recebendo o carinho daqueles que me amam como irmão em Cristo.

Sobre a insistência na oração Jesus contou a parábola do Juiz iniquo:

"Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me" (Lc 18. 1-5).
São Paulo - SP
Textos publicados: 889 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.