Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Tele evangelismo é preciso?

Primeiramente quero deixar claro que sou totalmente a favor da divulgação do evangelho pelos mais variados meios e o mais rápido possível. Jesus está voltando. MARANATA! No entanto, questiono se estas produções que vão ao ar são realmente necessárias para o cumprimento da grande comissão.

O que me levou a questionar os métodos do tele evangelismo é a imensa fortuna arrecadada para mantê-los no ar e o vasto império que se forma em torno do nome do tele evangelista. Será que realmente precisamos de todo este aparato? A TV brasileira está congestionada de programas o dia inteiro ao ponto de o SBT ir a justiça para tentar barrar a escalada de arrendamento que as TV´s como BAND, RECORD E CNT fazem aos evangélicos.

Ao fazer menção do assunto de púlpito ou em conversas reservadas, ouço as pessoas dizerem: “ – Se Deus levantou tal homem para pregar, quem somos nós para questionar. O Senhor é quem decide até onde uma pessoa pode chegar no desenvolvimento de seu ministério”.

Esta argumentação, em meu ponto de vista, é simplista demais. No universo capitalista que nos encontramos, se alguém tiver boa aparência, for inteligente, bom comunicador, dominar o conteúdo da Bíblia e estiver com uma denominação evangélica estruturada empresarialmente, poderá ir longe, seguido por um rebanho submisso, que evita refletir e que consome religião como se fosse um balcão fast food.

Também já ouvi alguns dizerem: “ – O que importa é que o evangelho está sendo pregado a milhões de pessoas, e assim a grande comissão está sendo cumprida”.

Da mesma forma, com todo respeito aos que pensam assim, não acredito que o tele evangelismo vá cumprir a grande comissão. No Brasil, somos cerca de 22% de evangélicos. Se esta multidão (que se diz evangélica) ganhasse um brasileiro por ano por meio de evangelização pessoal e discipulado, em 5 anos o Brasil seria um país totalmente evangelizado. A quantos anos existe o tele evangelismo no Brasil? E quantos brasileiros ainda são ateus, adeptos de seitas e idólatras?

Ainda ouvi alguns dizerem ( parafraseando Paulo): “ – O que importa é que Cristo seja anunciado”. Beleza. Nunca se esqueça, porém, que nos dias de Paulo, Jesus de Nazaré era um só. Hoje temos o Jesus da LBV, o Jesus dos Mórmons, o Jesus de Kardec, e uma infinidade de falsos cristos (Mt 24:24). Qual seria “o Jesus” dos tele evangelistas?

Talvez você esteja dizendo: “ – Ei... não generalize”. Correto. Não posso generalizar, até por que eu também já “apareci pregando na telinha”. O que questiono são os métodos que são usados para manter o tele evangelismo no ar. Todas as vezes que vemos um pastor na TV, logo abaixo, no rodapé da tela, lá está ela: a conta corrente para os fiéis ofertarem. Como será que a população brasileira está recebendo isso? Pastores, pregadores e ministros evangélicos estão sendo associados a contas bancárias. Isso é subliminar. É terrível.

Os evangelistas da Bíblia, sem rádio, TV, computadores e nem mesmo como imprimir folhetos, nos dizeres do analistas sociais da época, “transtornaram o mundo”(Atos 16:7). Hoje, nossos tele evangelistas que cruzam os céus do Brasil em seus jatinhos particulares a fim de cumprir apertada agenda, estarão seguindo os passos do Filho do carpinteiro ou de Jim Bakker, Jimmy Swagaart (*), entre outros?

Deus nos livre de generalizações. Deus nos guarde de escândalos danosos a fé. Deus proteja tais homens para que repensem se vale a pena tal exposição na mídia. Deus dê ao seu povo, coragem para viver o evangelho da cruz, da simplicidade de Cristo, no poder do Espírito em sujeição ao Pai. Que assim seja.

(*) Tele evangelistas norte americanos que caíram em escândalo sexual no auge de seus ministérios.
Santa Rita Do P. Quatro - SP
Textos publicados: 54 [ver]
Site: http://www.mevec.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.