Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sete perigos da falsa religiosidade

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo." Colossenses 2:8.

Perigo! Religiosidade à frente! Volte! As placas de trânsito existem para organizar o trânsito e aumentar a segurança, facilitando o tráfego de pedestres e motoristas. Talvez fosse necessário construir algumas delas (placas de trânsito para o ambiente religioso) afim de orientar mais explicitamente os desavisados dos perigos da falsa religiosidade (veneno contra a espiritualidade), que impede a busca da saúde mental e de uma vida de bem-estar na igreja e na sociedade. Podemos elencar sete perigos da religiosidade de aparência, são elas:

1- A falsa religiosidade torna o crente insensível às necessidades das pessoas que precisam de ajuda. Tiago 2: 15 e 16: "E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?"

2- A falsa religiosidade faz o crente fanático e cego aos mandamentos mais básicos da Palavra de Deus. Marcos 7:8: "Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens."

3- O falsa religiosidade vive de aparência diante dos outros, esquecendo que tudo e todos estão manifestados aos olhos de Deus. Mateus 6:6: "Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará."

4- A falsa religiosidade faz o crente professar a Palavra de Deus, mas vive distante da prática dela. Tiago 1:22: "Sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

5- O falsa religiosidade rouba a glória devida somente a Deus para si mesma. Isaías 42:8: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura."

6- O falsa religiosidade transforma a fé em produto mercadológico e em adoração falsificada. Mateus 21:13: "E lhes disse: está escrito: "a minha casa será chamada casa de oração, mas vocês estão fazendo dela um covil de ladrões"."

7- O falsa religiosidade é intolerante com as outras religiões, a ponto de muitas vezes se dispor a usar qualquer tipo de meio para impor a sua fé. Lucas 9:55: "Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-lo.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.