Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ser ou não ser, eis a questão

A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" (no original, "To be or not to be, that's the question") vem da peça "A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca", de William Shakespeare.

O dicionário Wikipedia nos diz que esta frase encontra-se no Ato III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas frases da literatura mundial.

Apesar da beleza literária da obra de William Shakespeare, utilizo-me neste momento apenas da famosa frase para perguntar se o caro leitor é um verdadeiro cristão. Ser ou não ser, eis a questão.

Ninguém gosta de enfrentar adversidades e, se possível fosse, quase todos nós buscaríamos meios de fugir das situações difíceis.

Digo “quase todos”, pois, à luz da Bíblia, há homens e mulheres que, por antecipação, de forma profética, foram informados de que iriam atravessar momentos bem complicados em suas vidas, e não recuaram um centímetro sequer. Um desses servos foi o Apóstolo Paulo.

No Livro de Atos, no Capítulo 9, está registrado como ocorreu a sua conversão. No versículo 16, disse o Senhor acerca dele: “E Eu lhe mostrarei o quanto deve padecer pelo meu nome”. Este “padecer” encontra-se claramente confirmado em II Coríntios 11:23-33:

“São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?
Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos”.

Em uma ocasião bem específica, contida em Atos 21:10-11, o Apóstolo Paulo recebeu uma profecia nada agradável:

“E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo. E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios”.

Os irmãos que estavam ali presentes tentaram demover da mente do Apóstolo para que não subisse para Jerusalém, “mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração ? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (Atos 21;13).

Deduzo, com o que até aqui foi relatado, o quanto o cristianismo atual perdeu o foco sobre o verdadeiro sentido da fé cristã, uma vez que a maioria quer viver deitado em berço esplêndido, talvez por não ter lido ainda todo o Novo Testamento.

Muitos até pensam inclusive que, por servirem a Deus, ficam imunizados contra as doenças, algo que pode ser também refutado biblicamente, visto que:

1) Sobre o Apóstolo Paulo, está escrito:
“e vós sabeis que por causa de uma enfermidade da carne vos anunciei o evangelho a primeira vez, e aquilo que na minha carne era para vós uma tentação, não o desprezastes nem o repelistes, antes me recebestes como a um anjo de Deus, mesmo como a Cristo Jesus. Onde está, pois, aquela vossa satisfação? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos teríeis dado”. (Gálatas 4:13-15)

2) Para Timóteo, recomendou o Apóstolo Paulo:
“Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades” (I Timóteo 5:23).

3) Referindo-se a Trófimo, e escrevendo a Timóteo, escreveu o Apóstolo Paulo:
“Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto” (II Timóteo 4:20).

Ser ou não ser um cristão, eis a questão.

Eu, particularmente, tenho todos os motivos em ser um cristão e de continuar no Caminho, e certamente contando unicamente com a graça de Deus.

Ratifico a minha fé no Filho de Deus, lembrando-me neste momento da seguinte declaração do Apóstolo Pedro: “Senhor Jesus, para quem iremos nós ? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6:68).
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.