Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Reagindo ao assédio, ao bullyng e a discriminação

"Ele acorda assombrado com vozes em sua cabeça. Ninguém sabe, mas hoje ele não vai passar despercebido. Ele não pode esquecer; não pode perdoar o que eles disseram. Ele nunca foi tão magoado, mas hoje a gritaria acabou. Culpar a família. Culpar o valentão. A culpa é em mim. Talvez ele precisava para ser querido. Culpar a família. Culpar o valentão. Talvez ele precisava para ser querido." Esse texto da canção "Bully" de banda Three Grace revela muito sobre as consequências da conformação ao ‘espírito de zoação’ no convívio social dos nossos dias. Lamentavelmente, os valores da sociedade estão submergidos num nefasto limbo fétido de rejeição aos princípios bíblicos de valorização das boas relações humanas e dos preceitos morais. Aqui um adendo necessário: muitos jovens na atualidade na igreja já não respeitam mais os mais velhos. A verdade, é que o assédio, o bullying e a discriminação nas relações de trabalho, nas escolas e nas igrejas existem para manter um status quo de poder e domínio dos mais fortes sobre os mais fracos numa agenda perversa de opressão e controle emocional sobre as pessoas para tentar calar os que reagem ao modelo de sistema vigente.

Algumas histórias reais na Bíblia e na atualidade ajudam a exemplificar as situações de desrespeito e abuso da dignidade da pessoa humana tão exacerbada também no Brasil. O primeiro exemplo de um " Faraó valentão", que para não perder o status dominante tentou matar os recém nascidos israelitas (Êxodo 1: 15-16) e os oprimiu com trabalhos forçados na construção de cidades. Em Mateus 14:6-12, outro exemplo significativo sobre como Herodias, mulher do rei Herodes, usou a própria filha para pedir a cabeça de João Batista e vingar, num assédio moral extremado, a pretensa ofensa contra o seu marido. E para finalizar, duas histórias recentes a de Brandom que desenvolveu TEPT, (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) e depressão, depois de ser assediado, atormentado, isolado, assaltado e brutalmente espancado no sistema de ensino público… Em 12/16/00 Brandon colocou uma arma carregada na cabeça, puxou o gatilho e terminou com a sua dor e de Jamie que às vezes temia tanto em ir para a escola que ela vomitava e estava muito doente para ir à escola. Às vezes, ela chorava tanto que sua mãe concordava em deixá-la em casa. Esta não foi algumas histórias que ela inventou para não ir à escola. Jamie estava em grande dor emocional e estava sofrendo com a dor crônica de estômago, visão distorcida, extrema ansiedade e sintomas de depressão. Todos estes sintomas foram devido ao fato de que ela foi vítima de bullying. (filhosdeezequiel.com/bullyng)

A palavra de Deus, e não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus, chama a nossa atenção para o perigo da conformação aos padrões do mundo. A igreja pode e deve ser um refúgio seguro de proteção à alma que busca um verdadeiro encontro com Deus. Um modelo basilar (sal e luz) para amplificar no mundo a capacidade do poder relacional interpessoal. Assim, a morte e ressurreição de Cristo empodera os seus servos para uma vida mútua de amor e paz na família, na igreja e no mundo. Você acredita nisso?
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.