Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Processo do chamado

No Evangelho segundo Marcos no capítulo 3 a partir do versículo 7, Jesus se retirou com seus discípulos quando uma numerosa multidão o seguia. Logo depois, subiu a um monte e convocou somente aqueles que Ele quis.

"E escolheu doze, qualificando-os como apóstolos, para que convivessem com Ele e os pudesse enviar a proclamar. E tivessem autoridade". (Marcos 3.14-15a).

Analisando esse capítulo como um todo, vejo que as pessoas queriam estar próximas a Jesus. As multidões o seguiam (v.9), os enfermos se achegavam a Ele (v. 10), os demônios se atiravam aos seus pés (v.11) e até a família de Jesus saiu ao seu encontro (v. 31). No entanto, observo também que Jesus queria um tempo para retirar-se. No verso 9 Ele pede para providenciar um barco a fim de evitar a multidão, e no verso 13 Ele subiu num monte convocando apenas doze dos seus discípulos.

Aqui – fazendo referência ao texto selecionado – podemos pensar que Jesus estabelece objetivos bem definidos para fazer as suas escolhas. O texto diz que Jesus escolheu doze discípulos qualificando-os como apóstolos, e assim o fez para a convivência com eles (v.14). A convivência, por sua vez, transformou-se em relacionamento (como numa família ou numa amizade). Só então, depois desse processo, que Jesus os enviou para proclamar o evangelho conferindo-lhe Sua própria autoridade (v.15).

Assim sendo, a reflexão tende a passar pelo que eu chamo de "processo do chamado", isto é: escolha, qualificação, convivência, envio e autoridade.

Por vezes, queremos ser enviados por Deus para proclamar o Reino, evangelizar os perdidos e alimentar os pobres. No entanto, não refletimos sobre o processo desse chamado. Lembremo-nos que para sermos enviados é preciso aprender com Jesus e receber Sua autorização. Não nos basta a boa intenção de sermos pregadores do evangelho, mas esforcemo-nos por conviver em relacionamento íntimo e pessoal com Cristo, nosso Mestre, Salvador e Rei.

Veja bem, se você deseja trabalhar na obra de Deus, saiba que nesse momento em que a igreja vive uma fase de adaptação e desafios, você pode ser um canal abençoador na igreja local e na comunidade. Há muito trabalho para se realizar na proclamação do Reino.

Os campos estão brancos, ou seja, as pessoas estão carentes do evangelho e ainda há tempo para que a igreja seja relevante na evangelização dos que estão perdidos. Certamente há muitas famílias que estão precisando de suporte espiritual, emocional e físico. Precisamos estar sensíveis à voz de Jesus nos convocando para atender as demandas desse tempo, para levarmos a Palavra, o alimento e o remédio onde se fazem necessários.

Por essa razão, permita-se passar pelo processo do chamado e apresente-se ao Senhor para juntar-se ao trabalho da igreja. Entenda que Jesus o escolhe para essa obra, permita que Ele o qualifique na Palavra, mantenha-se no relacionamento de convivência com Ele e ore para que no tempo certo Ele o envie aos campos. Dessa forma, Ele mesmo lhe conferirá a autoridade que precisa para pregar e testemunhar do Seu amor onde quer que você esteja.

Willian C. Martins
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.