Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ouvidos que não ouvem

Hoje eu senti vontade de ler os profetas. O livro de Isaías fica no Antigo Testamento da Bíblia. Isaías viveu cerca de 700 anos antes de Cristo, época em que o livro foi escrito. 

Li apenas o primeiro capítulo. Mais uma vez me saltaram aos olhos as palavras "ouçam" e "escutem". Como esse detalhe tem me chamado a atenção ultimamente! Não que o povo da época estivesse surdo. Não que os governantes e líderes estivessem surdos. Nem mesmo nós estamos surdos. Mas, cada um ouve somente aquilo que quer. Era assim nos tempos do profeta Isaías. Quanto mais hoje, quando tantas vozes clamam por nossa atenção.

Suspeito que, muitas vezes, nós subestimamos o mal que há em nós. Os seres humanos não têm levado suficientemente a sério sua capacidade de ser rebelde, orgulhoso e egocêntrico. Sequer percebemos como isso nos cega e nos faz filtrar aquilo que ouvimos. Ouvimos apenas o que nos interessa. Aquilo que não nos ameaça; que massageia o ego; que confirma nossos preconceitos e nosso jeito de pensar. Ouvimos apenas aquilo que consideramos agradável aos nossos ouvidos. Nada disso é novidade. O apóstolo Paulo alertou que seria assim. Por isso, ele escreve que "virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" (2 Tm 4. 1-5). Qual é a Palavra que Deus exorta ao povo que deveriam ouvir? Qual é a mensagem que nós deveríamos escutar? Apesar de cada vez menos pessoas desejarem ouvir, o que Paulo orienta a fazer? "Ouçam a Palavra do Senhor", "Escutem a instrução de nosso Deus", "Pregue a Palavra".

Só a Palavra contém a mensagem de amor de Deus para o seu povo. Só a Palavra de Deus contém toda a sabedoria necessária para vivermos bem. Só essa mensagem contém o Evangelho que liberta... Só ela pode nos ajudar a compreender a essência da graça: o amor. Ao longo da história a Palavra de Deus sempre de novo foi trazida ao centro da vida comunitária da igreja. Apesar dos desvios, da tentativa de distorções e manipulação, a Palavra de Deus ressurgia para ter a autoridade sobre os ensinamentos do cristianismo. Hoje, mais uma vez a igreja vive o seu momento de crise. O relativismo trata a Palavra de Deus como apenas mais uma opção de leitura. É apenas mais um livro religioso entre tantos. O mesmo acontece no que se refere à interpretação. Assim como nos tempos do profeta Isaías Deus deve estar repugnando tanta religiosidade destituída de amor. Aprendo com o profeta que algumas coisas não mudaram tanto assim: "Ouçam..." "Escutem..."
Curitiba - PR
Textos publicados: 38 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.