Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Triunfo da vida

O TRIUNFO DA VIDA. (2.7630.90)

“Viver é sempre se espantar com a vida, que tal útero latejante, explode parindo eternidades”. Viver é saber que, embora morramos um pouco todo o dia, no presente fugitivo, sempre renascemos “.
(Ricardo Gondim, 2004)

Permitam-me entrar em águas profundas da vida e sua dimensão além do mundo presente. Deixo claro que minhas razões são dignas, mas não são últimas. Para essa premissa considerei a filosofia da história, as metáforas e os aspectos poéticos da mensagem bíblica.

A alma é o lugar da saudade.

Ataraxia é um termo filosófico que define a indiferença com a vida. Ou melhor, alheio aos golpes da vida. Ataraxia é a condição apática de eliminar a dor e o sofrimento ou qualquer outro sentimento à realidade. Ora, a vida, de fato, não é substancialmente isso?

Rubem Alves (1933-2014), psicanalista, poeta e escritor diz algo interessante:
” A vida triunfa sobre a morte. A morte nunca fala sobre a morte. Ela só fala sobre a vida. E ela que nos pergunta: O que é que você está esperando? ” Pois o que é a vida? Já não sabemos. “Toda a vida é uma preparatio mortis e é por isto que a última palavra e o último gesto são um direito que ninguém lhe pode roubar. Saber morrer. Chega a hora do crepúsculo, a hora do descanso. Ah, que coisa mais terrível não poder descansar. A vida também é cansaço que anseia pelo sono… Saber viver é também saber morrer” (Alves, 2008)

T. S. Eliot (1888-1965), poeta draumaturgo e crítico literário, disse:

… e o fim de nossa viagem será chegar ao lugar de onde partirmos. É conhecê -lo então pela primeira vez.
(Eliot, 1940)

De que modo esse conceito de vida, em geral reduzido à condicão biológica, pode ser ampliado? Talvez consigamos difini-la melhor, em suas dimensões, como uma espécie de respeito, uma sensibilidade à existência do outro. Precisamos ir além da literalidade para captar beleza e poesia. Desse modo, trazendo um pouco mais de compreensão à expressão poética, Jesus conta uma parábola. A parábola do Rico e Lázaro em Lucas 16.

” E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; tem antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. (Mateus 10.28), e ainda mais consistente em Lucas (Lucas 23. 43, 46).

Ora, então, quer dizer que existe uma parte do homem imaterial que pertence a Deus – A alma. Sim, existe. A União do espírito do homem com o Esprito de Deus precisa de um corpo para se expresar. Corpo e Alma são veículos de comunicação do espirito com Deus. Isso significa que nossos sentimentos e emoções precisam entrar nesse processo. A alma é a vida.

Dallas Willard (1935-2013) afirma que ela é o centro vital do ser humano. Visto que regula e integra tudo que está acontecendo a vida. (Pensamentos, sentimentos, emoções, desejos etc) “A alma é a sua vida, a sua vida depende da sua alma. “Uma pessoa não se torna uma alma perdida porque vai para o inferno. Ela vai para o inferno porque se tornou uma alma perdida” (Dallas Willard, 2007).

Sendo assim, temos um intenso fluxo com Deus. Um misterioso fluxo de graça contínuo – derramando névoa de eternidade. Parece claro essa afirmação. Jesus disse de outra forma: A água que ofereço é como um poço artesiano interior, jorrando vida para sempre.
(João 4.14)

Por fim, temos a citação cristã mais conhecida a respeito do assunto.

“Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Ec 3:11 NVI) o grifo é meu.

O coração (Espírito e vontade) é o guardião da vida. “Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”(Provérbios 4.23)

Portanto, (os dissabores e as angústias fazem parte da vida, ) mas a vida triunfa sobre a morte. Gosto da poesia de Adelia Prado: De vez em quando Deus me tira a poesia. Olho pedra, vejo pedra mesmo”. Poderíamos dizer que a vida que pertence a Deus está presente em todo lugar. “Deus nos deixa espaço para sermos humanos”diz Kushner.

Harold Kushner (1935), rabino, escreveu:

“Mas qual é a parte de nós que se eleva acima do nível animal, a aparte de nós que está associada a Deus como nenhuma outra criatura? (…) Os seres humanos vivem em um mundo de bem e mal, e isto torna nossas vidas dolorosas e complicadas. Não é o que acontece com os animais – suas vidas sao muito mais simples, sem os problemas morais e as decisões morais que nós humanos temos que enfrentar. (Kushner,2007)

Aqui está a chave das diferenças. Paulo explicou que a vida é propriedade de Deus. “Mas temos esse tesouro (a vida de Deus) em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”( 2 Co 4.7) Reflitimos a glória e a natureza dAquele que nos criou. Somos uma ponte entre o visivel e o invisível. Uma vez que o salmista nos convida a entrar em sua presença (Salmo 100.2) deixa claro portanto essa ideia. É nesse sentido amplo e espiritual, sacramental e poético, que pão e vinho representam o corpo e sangue de Jesus.

Que a graça seja multiplicada.

Chagas
Fortaleza - CE
Textos publicados: 3 [ver]
Site: http://fchagas.wordpress.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.