Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O riacho e os corvos

Texto base: 1 Reis 17.1-10.

Não há dúvidas que o tempo em que vivemos seja muito difícil. O emprego está faltando, o alimento está inflacionado e estamos até com as portas da igreja fechadas para as reuniões dominicais. É um período que nossa sociedade jamais viveu. Apesar disso, uma certeza deve ser clara em nossas mentes: somos o povo do Deus vivo e servimos a Ele.

Vejamos o texto base da nossa reflexão. O profeta Elias conhecia muito bem o Deus de Israel de quem era servo (v.1). Ele foi usado para proclamar ao rei Acabe uma sentença do que estava para acontecer. Nossa diferença em relação ao profeta é que Deus não nos usou para falarmos aos governantes sobre as dificuldades desse tempo. Mesmo assim, estamos vivendo um período determinado por Ele (Ec 3.1).

Naquele tempo, Deus disse que não haveria de cair nenhuma gota de chuva por alguns anos. Já em nossos dias a situação é diferente, a chuva cai sobre nós, mas a renda de muitas famílias reduziu enquanto os valores dos alimentos aumentaram, por essa razão vivemos, sim, um momento complicado. Ainda assim, um consolo que temos vem dos versos 3 e 4 por percebermos que Deus falou com Elias.

Em tempos difíceis, não devemos esperar que o Senhor nos conduza por caminhos fáceis. Imagine que já não havia chuvas para Elias, no entanto Deus lhe providenciou um lugar com águas do riacho, garantindo sua alimentação com pão e carne, levada por meio de corvos. Você consegue perceber se está no lugar onde Deus quer que você esteja? Sabe reconhecer quais "riachos e corvos" Ele usa para sustentá-lo em meio às dificuldades?

Muitos de nós perdemos, momentaneamente, o status profissional que obtivemos antes da epidemia. Porém, enquanto houver saúde, podemos trabalhar independente da área que se esteja precisando de um braço forte. O Senhor não deixará de ser fiel, Ele continuará suprindo as nossas necessidades, cuidando do que haveremos de comer, beber e vestir. Para tanto, usará de meios tão comuns quanto improváveis, porquanto sabe do que precisamos.

Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6.31 e 33).

Devemos ter ciência que o texto se trata de uma promessa condicional. As coisas necessárias serão acrescentadas, contanto que buscamos em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça. Logo, para que as bênçãos do Senhor nos alcancem, mesmo em meio a um tempo difícil, precisamos ouvir e obedecer à voz de Deus.

Elias obedeceu ao Senhor e foi morar próximo ao riacho de Querite. A bíblia diz que ele bebia as águas do riacho e os corvos lhe trouxeram pão e carne de manhã e a tarde (v.6). Por mais que o momento fosse complicado e as condições de sobrevivência fossem improváveis, foi Deus quem cuidou do sustento, enquanto o profeta se achegava a Ele.

O Deus de Elias é o mesmo. Tem olhos e vê a nossa situação, tem ouvidos e escuta nosso clamor, tem mãos e age a nosso favor. Não servimos deuses falsos (salmos 115). O nosso Deus é vivo, justo e fiel. Precisamos estar atentos à Sua voz e obedecê-lo, só então desfrutaremos de Suas bênçãos.

Não parem a leitura agora! Voltem ao texto bíblico e olhem atentamente para o verso 7, notem que algum tempo depois o riacho secou pela falta de chuvas.

O tempo é difícil meu irmão. O momento econômico é complicado em nosso país, a crise política tem desanimado o povo e ainda falta reflexão visando solucionar as implicações futuras que a epidemia certamente trará. Portanto, não podemos nos iludir pensando que tudo voltará a ser como antes tão rapidamente, como se nada estivesse acontecido. Precisamos, sim, nos voltar para a Palavra de Deus à procura de respostas.

Contudo, se as coisas não melhorarem, a certeza que temos é que o Senhor falará novamente, quantas vezes forem necessárias, pois no verso 8 o Senhor voltou a falar com Elias lhe enviando novas provisões.

Deus é o mesmo, imutável. Embora as circunstâncias mudem com frequência, o Senhor sempre encontra recursos onde os nossos olhos não os enxergam. Ele nos direcionará, pois é o comandante da nossa história. Somos nós quem precisamos ouvir e obedecer a voz de Deus todas as vezes que as situações mudarem, seja para pior ou para melhor.

Finalmente. Não nos preocupemos com o que haveremos de comer, beber ou vestir, o Senhor sabe do que necessitamos. Busquemos o Reino de Deus e Sua justiça, pois Ele nos direcionará aos lugares onde "o riacho e os corvos" estarão a Seu serviço para nos suprir as necessidades.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.