Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Morte na Panela! #931

"Enquanto comiam do cozinhado, Exclamaram: Morte na panela, ó homem de Deus! E não
puderam comer." — 2 Reis 4: 40

Eliseu foi o sucessor de Elias, e o seu legado teve porção dobrada, como ele pediu. Nesta ocasião, no contexto do texto acima, ele vem à Gilgal para ensinar aos discípulos dos profetas. No meio de uma conversa, surge o evento da comida envenenada que é purificada na presença de todos. Este acontecimento foi uma aula prática de discernimento, livramento e demonstração de poder naquela escola de profetas. Temos muitos tesouros de sabedoria extraídos nesta ocasião para nos edificar. Vejamos.

Gilgal foi um acampamento militar estruturado logo após a passagem de Josué e o povo de Deus pelo Jordão. Dali, os exércitos de Israel saíam e retornavam de suas batalhas para conquistar Canaã. Depois das conquistas, o lugar se torna um centro de preparo de profetas. Eliseu, o líder dos profetas, vai ao lugar como um mestre. O tempo era de fome naquela terra, diz o texto. Nada fácil, mas torna-se uma grande oportunidade de ensino. Não foram poucas as vezes que Deus permitiu escassez em Israel para demonstrar seu poder e controle sobre todas as coisas. Em tempos de fome ou de abundância, de dor ou alegria, a esperança do discípulo tem que estar ancorada no Deus provedor.

O texto nos dá pistas que esse acontecimento foi previsto pelo profeta. Não havia provisão adequada e ele manda pôr uma "panela grande" ao fogo para todos os discípulos; um deles foi ao campo apanhar ervas. E mais: "havia fome na terra". Bem ao estilo de Elias, Eliseu foi muitas vezes irônico e exótico; coisa de profeta. A lição mais básica para quem almeja o ministério é saber que em tempos de fome, ou de "veneno na panela", é o Senhor que nos sustenta e nos livra de todo mal. Deus tem propósito em toda e qualquer situação.

Paulo nos ensina: "tanto na escassez, quanto na fartura; tudo posso naquele que me fortalece." — Filipenses 4: 12, 13. Nas suas missões, até por uma víbora ele foi picado e não lhe causou mal algum. Ele cria nas palavras de Cristo: "...pegarão em serpentes; e se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal..." — Marcos 16:18. O veneno de Satanás, a antiga serpente, não tem efeito para quem está coberto no sangue do Cordeiro. Aleluia!

Um jovem discípulo foi ao campo e trouxe uma erva venenosa e a pôs na panela. Colocíntida, uma trepadeira silvestre da região é conhecida. De bela aparência e um fruto de enganar os olhos. Eva se deixou levar pelo engano de Satanás e a atratividade da fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, e o veneno abriu o caminho da morte. No mesmo evento, pela primeira vez, Deus Pai começa a falar daquele que viria pisar na cabeça da serpente e purificar o homem. Devemos tomar cuidado com aquilo que entra em nossas "panelas", em nossas casas e na igreja do Senhor. Satanás vem como o pai da mentira e lança o joio no meio do povo de Deus.

As próximas gerações precisam ser ensinadas, experimentadas e capacitadas para assumir os postos proféticos. Eles precisam de mestres que os ensinem com sabedoria e demonstração de poder. A estratégia do inferno sempre foi destruir a próxima geração, as crianças e os jovens do arraial do Senhor. Que o projeto "Gilgal" seja fortalecido e protegido das investidas do inferno.

Houve alguém que identificou o veneno e gritou: "Morte na panela, ó homem de Deus!". Há todo momento a morte é noticiada nos jornais. Satanás tem envenenado multidões. Há um grito que ecoa no mundo: Morte na panela! Há homens que conseguem discernir o veneno escondido pelas trevas em coisas de aparência bela e atrativa e clamam pelos profetas do Senhor para que tragam a salvação em Deus. Não despreze o trombetear dos profetas!

Diante da impossibilidade de solução para o efeito do veneno, da comida contaminada, da morte anunciada, Eliseu apresenta o antídoto para o veneno. Ele manda colocar farinha na panela e surpreendentemente o cozido é purificado. Todos comem e não há mais perigo. Até os que já tinha comido são livres da morte.

A Ceia do Senhor simboliza o sangue e a carne de Cristo entregue na cruz para nos libertar e purificar de todo mal. A mesa está posta e a fartura de Deus é oferecida. Creia, coma e se farte! Há libertação e vida abundante em Jesus!
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.