Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Jesus sabia ler e escrever, com absoluta e inquestionável certeza

Dos quatro idiomas conhecidos no primeiro século na região da Palestina, Hebraico, Aramaico, Grego e Latim, Jesus conhecia os três primeiros, já que o último era utilizado nos círculos políticos romanos e militares.

Jesus era Judeu, pois seus pais, José e Maria, também eram. A criança judia aprendia e balbuciava as primeiras palavras da Toráh (instrução no hebraico). Geralmente, já estavam alfabetizadas no Hebraico aos 7 anos. Os judeus sempre foram rigorosos no ensino do Hebraico, pois é um idioma sagrado e obrigatório para todo judeu zeloso. Jesus não poderia deixar de falar e escrever em Hebraico, pois era seu idioma religioso.

Jesus falava e lia aramaico. Joachim Jeremias, um reconhecido exegeta católico, ensinou a respeito dos aramaísmos e hebraísmos, nos lábios de Jesus. Ele chegou a traduzir alguns textos gregos para o aramaico, afim de interpretar os significados das palavras proferidas por Jesus. Ainda afirmou o seguinte: “Deve-se dizer ainda mais exatamente, que a língua materna de Jesus é o dialeto Galileu do aramaico ocidental”. Por exemplo, no Evangelho de Mateus, escrito para uma comunidade de judeus cristianizados, utiliza-se de aramaísmos, hebraísmos e semitismos em abundância. Em Marcos, Evangelho mais primitivo e base para redação de Mateus, Lucas e João, Jesus utilizou palavras como: talitha qum (Mc 5,41), corbán (Mc 7,11), effatha (Mc 7,34), geenna (Mc 9,43), abbá (Mc 14,36), Eloí, Eloí, ¿lemá sabactháni? (Mc 15,34), ou dos seus interlocutores: rabbuni (Mc 10,51) que provam o domínio desse idioma. O Aramaico era o dialeto coloquial naquele tempo, era o comumente falado e escrito por Jesus e os discípulos.

Jesus, provavelmente também conhecia o Grego. Naquele tempo, esse idioma era utilizado na política e no comércio, sobretudo na filosofia pós-socrática nos meios escolásticos. Após o domínio de Alexandre, o Grande, a Palestina tornou-se palco da cultura, pensamento e idioma grego. O Novo Testamento foi redigido e transmitido nessa língua. Jesus precisaria conhecer o dialeto, por exemplo, para dialogar com Pilatos.

Jesus fora reconhecido como Rabi (Mestre) em vários textos Bíblicos. No judaísmo, o Rabi é alguém que conhece as Escrituras do AT e ainda, a tradição rabínica. Embora Jesus não pertencesse a algum grupo sectário judeu, tais como o dos Fariseus, Saduceus ou Zelotas, conhecia profundamente os textos do Antigo Testamento, a Toráh. No Evangelho de Lucas, capítulo 4, versos de 15 a 20 se lê a respeito de Jesus:

15 Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado.
16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito:
18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.
20 E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

Ainda há inúmeros textos para comprovar Jesus lendo fluentemente, alguns foram citados verbalmente por ele, já memorizados. Por exemplo, João 8, 6 e 8 narra Jesus escrevendo no chão, com o dedo. Jesus não apenas lia e escrevia, bem como trouxe interpretação correta dos textos antigos. Jesus é a Palavra encarnada, o verbo em carne, feito história entre nós e seu exemplo, seu comportamento e seus ensinos são provas de sua messianidade e divindade. Jesus não precisaria saber ler e escrever para ser admirado por todos, entretanto ele sabia e muito bem. Embora não queira apenas ser admirado ou usado como amuleto para passar num concurso, Jesus quer ser seguido por verdadeiros cristãos.

Portanto, com muita probabilidade, Jesus não era apenas alfabetizado, como também trilíngue.
Bariri - SP
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.